
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Bruno de Souza, 1958- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69970 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69970 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Flavia Sant'Anna Rios | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 28/10/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 66-70 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O livro didático é um meio de difusão do conhecimento e vem sendo uma das principais fontes de pesquisa e auxílio para as aulas de Biologia. Além de ser um apoio ao ensino, é um influenciador na organização do currículo e na forma com que as aulas são ministradas. O presente trabalho teve como objetivo a análise do conteúdo de Embriologia em livros didáticos de Biologia destinados ao ensino médio, disponibilizados às instituições públicas brasileiras de ensino através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2018) e propor um texto destinado a compor um capítulo de livro considerado ideal dentro dos critérios de transposição didática do conteúdo, bem como a qualidade das imagens. Tendo em vista a importância dada ao livro didático tanto na seleção dos conteúdos a serem ministrados, quanto para os encaminhamentos metodológicos, buscou-se, através da análise dos materiais, observar de que forma os conteúdos relacionados a Embriologia animal e humana são apresentados. O ensino de Embriologia tem um alto nível de complexidade, principalmente devido à ocorrência de rápidas e extensas mudanças morfológicas, de modo que os embriões apresentam morfologia bastante variável ao longo do período embrionário, sendo completamente distinta dos organismos adultos. Essa dificuldade pode ser superada com o auxílio de materiais que contemplem um conjunto de ilustrações e atividades propostas que possam desempenhar o papel de facilitar a compreensão dos temas a ele atrelados. Para se chegar aos objetivos propostos, foram utilizados instrumentos de análise que possibilitaram uma visão, tanto de conceitos, quanto dos elementos gráficos presentes nos livros didáticos, bem como, das atividades que estão presentes nos materiais. O trabalho resultou na produção de um capítulo de embriologia, com ênfase no desenvolvimento embrionário humano, como predita os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), composto de texto explicativo, imagens e atividades. O capítulo foi organizado tanto para ser utilizado como material impresso, em PDF, quanto digital, na forma de uma página na internet, desenvolvido através do Google Sites. Palavras-chave: Embriogênese. Ensino de Biologia. Transposição Didática. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Textbooks can spread knowledge and have been one of the main sources of research and assistance for Biology classes. In addition to supporting teaching, it influences the curriculum and teaching methodologies. The present work aimed to analyze the content of Embryology in Biology textbooks for high school, made available to Brazilian public educational institutions through the National Book and Teaching Material Program (PNLD-2018) and to propose a text intended to compose a book chapter considered ideal within the criteria of didactic transposition and topics covered. In view of the importance given to the textbook both in the selection of the contents to be taught, and for methodological referrals, the materials, were analyzed to observing how the contents related to animal and human embryology were presented. Embryology teaching has a high level of complexity, mainly due to the occurrence of rapid and extensive morphological changes, so that embryos present quite variable morphology throughout the embryonic period, being completely different from adult organisms. This difficulty can be overcome with the help of materials that include a set of illustrations and proposed activities that can facilitate the understanding of the themes linked to it. To reach the proposed objectives, analysis instruments were used that allowed a view of both concepts and the graphic elements present in the textbooks, as well as the activities that are present in the materials. The work resulted in the production of an embryology chapter, with emphasis on human embryonic development, as predicted by the National Curriculum Parameters (PCN), composed of explanatory text, images and activities. The chapter was organized both for use as printed material, in PDF, and digital, in the form of a page on the internet, developed through Google Sites. Keywords: Embriogenesis. Biology teaching. Didactic transposition | - |
| Formato: dc.format | 93 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Embriologia | - |
| Título: dc.title | Análise de conteúdos de embriologia em livros didáticos do ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: