Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Heemann, Adriano, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Cezar de, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69967 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69967 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Adriano Heemann | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 25/02/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.126-133 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho descreve como o governo e os cidadãos podem chegar, por meio de uma abordagem participativo-colaborativa de design, a um entendimento compartilhado sobre governança e gestão pública local, possibilitando a aproximação dos atores e suas demandas ao longo do ciclo de políticas públicas. Por meio de revisões bibliográficas (RBS e RBA) foram levantados subsídios teóricos sobre abordagens de design colaborativo, utilizados como insumo para a elaboração de um estudo de caso da iniciativa "Global Gov Jam". A partir da triangulação das informações obtidas por meio da revisão bibliográfica e do estudo de caso, elaborou-se um framework conceitual. A partir da inventariação do universo de fatores e variáveis basilares, identificados na confluência entre práticas de design, governança e gestão pública de caráter participativo-colaborativo, com foco no nível local de governo, foi elaborado um quadro conceitual de referência, de modo a contribuir para a aproximação entre governantes e cidadãos, suas respectivas visões e demandas ao longo do ciclo de políticas públicas na esfera local de poder. palavras-chave: Design para políticas; Co-criação em governos; Democracia participativa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research describes how government and citizens can reach a shared understanding of governance and local public management through a participatory-collaborative design approach, making it possible to bring actors and their demands closer together throughout the public policy cycle. Through literature reviews (RBS & RBA), were investigated theoretical subsidies related to collaborative design approaches, which served as input for the elaboration of a case study of the Global Gov Jam initiative. From the triangulation of the information obtained through the literature review and the case study, it was elaborated a conceptual framework. Through an inventory of the universe of fundamental variables and factors, identified at the confluence between design practices, governance and participatory-collaborative public management, focusing on the public policy cycle at the local level of government, it was elaborated a reference framework to contribute to the approximation between rulers and citizens, their respective visions and demands throughout the cycle of public policies in the sphere of local power. keywords: Design for policy; Co-creation in government; Participative democracy | - |
Formato: dc.format | 183 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão pública | - |
Título: dc.title | Abordagem colaborativa de design para políticas públicas : um estudo sobre a iniciativa global GOV JAM como ferramenta de governança e gestão pública local | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: