Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paba, Jaime, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano Junior, Zaôr, 1974- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69935 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69935 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jaime Paba Martinez | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 26/10/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino em Biologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os livros didáticos e paradidáticos têm por essência um papel social, por serem facilitadores no processo de aprendizado do conhecimento historicamente acumulado pelo homem. Ao fornecer às escolas registros didáticos e pedagógicos, eles ampliam e democratizam o acesso a fontes de informação e cultura. A utilização de livros paradidáticos torna o aprendizado mais atrativo, uma vez que estes usam linguagens, temas, e estratégias diferenciadas. Dentre estas últimas temos o emprego da história da ciência (HC), que pode ser utilizada como fio condutor de um tópico particular a ser estudado. A HC como metodologia do ensino propõe uma interpretação de ideias e fatos científicos à luz do contexto social, econômico e cultural da época. Esta fundamenta-se na compreensão de que a realidade é historicamente construída, e o conhecimento científico faz parte dessa elaboração. Portanto, a introdução da dimensão histórica pode tornar o conteúdo científico mais interessante e mais compreensível, exatamente por trazê-lo para mais perto do universo cognitivo não só do estudante, mas do próprio homem, que, antes de conhecer cientificamente, constrói historicamente o que conhece. No presente trabalho foi confeccionado um livro que relata o contexto histórico, social e cultural que levou ao desenvolvimento do conceito de enzima através dos estudos sobre a fermentação, e ao surgimento de um novo ramo das ciências biológicas, a bioquímica. Sugere-se o uso deste livro paradidático como ferramenta para abordar, na escola, o tema de transformações químicas nos seres vivos. Ele fornece informações detalhadas do assunto e sugere uma sequência didática para seu uso em sala de aula, que pode ainda possibilitar a interação com outras disciplinas como a química, a história e as artes. Palavras-chave: História da Ciência, Fermentação, Enzima, Biologia, Ensino, Paradidático. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Didactic and paradidactic books essentially have a social role, as they act as facilitators in the process of learning the knowledge historically accumulated by man. By providing schools with didactic and pedagogical records, they expand and democratize access to sources of information and culture. In particular, the use of paradidactic books makes learning more attractive, since they use different languages, themes, and strategies. Among the latter, we have the history of science (HC), which can be used as a guiding thread for a particular topic to be studied. HC as a methodology for science teaching proposes an interpretation of ideas and scientific facts in the light of the social, economic, and cultural context of the time. This is based on the understanding that reality is historically constructed, and scientific knowledge is part of that elaboration. Therefore, the introduction of the historical dimension can make the scientific content more interesting and more understandable, precisely because it brings it closer to the cognitive universe not only of the student, but of the man himself, who, before knowing scientifically, historically constructs what he knows. In the present work a book was made that reports the historical, social and cultural contexts that led to the development of the concept of enzyme through studies on fermentation, and to the emergence of a new branch of the biological sciences, the science of biochemistry. It is suggested to use this paradidactic book as a tool to address, at school, the topic of chemical transformations in living beings. It provides detailed information on the subject and suggests a didactic sequence for its use in the classroom, which can also enable the interaction with other disciplines such as chemistry, history and arts. Keyword: History of Science, Fermentation, Enzyme, Biology, Teaching, Paradidactic. | - |
Formato: dc.format | [28] p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enzimas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fermentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodos de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - História | - |
Título: dc.title | O desenvolvimento histórico dos fermentos como ferramenta para o ensino do conceito de enzima | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: