
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Branco, Veronica, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Kusma, Mara Regina Gregorio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69904 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69904 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Veronica Branco | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/12/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 161-167 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Paraná, na linha "Processos Psicológicos em Contextos Educacionais", teve como objetivo analisar o impacto de programa de intervenção para o ensino explícito de estratégias metacognitivas na compreensão em leitura de estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Com fundamentação na concepção interacionista de leitura, foram realizadas sete oficinas de leitura de textos literários, que tiveram como procedimento principal o uso de estratégias metacognitivas de leitura baseadas na proposta de Harvey e Goudvis (2017) e Girotto e Souza (2010), a saber: ativação de conhecimentos prévios, conexões, visualização, questões ao texto, inferência, sumarização e síntese. Participaram da pesquisa 26 estudantes matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal, de União da Vitória, estado do Paraná. Os estudantes foram divididos em dois grupos: grupo experimental e grupo controle. A metodologia utilizada foi a pesquisa intervenção, cujo percurso foi delimitado em três partes: a primeira, em que foi realizado o diagnóstico por meio de aplicação de pré-teste de compreensão em leitura para todos os participantes. A segunda etapa consistiu na realização das oficinas para o grupo experimental, distribuídas em 10 encontros de aproximadamente duas horas cada; e a terceira etapa compreendeu a realização do pós-teste, por meio da aplicação de teste de compreensão em leitura similar ao do pré-teste. A análise dos dados teve enfoque qualitativo e demonstrou que ao utilizar as estratégias metacognitivas na leitura, se favoreceu a realização de práticas de leitura compartilhada que permitiram diferentes modos de leitura, proporcionando o desenvolvimento e utilização, pelos participantes, dos procedimentos mentais em prol da compreensão dos textos lidos. Os resultados demonstraram que houve ampliação da compreensão em leitura em ambos os grupos, porém, no grupo experimental, essa ampliação foi mais expressiva. Palavras-chave: Compreensão em Leitura. Estratégias Metacognitivas de Leitura. Ensino Fundamental. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present research linked to the Graduate Program in Education - PPGE of the Federal University of Paraná in the line "Psychological Processes in Educational Contexts" aimed to analyze the impact of an intervention program for the explicit teaching of metacognitive strategies in reading comprehension of student's 4th and 5th year of Elementary School. Based on the interactionist conception of reading, seven literary text reading workshops were held whose main procedure was the use of metacognitive reading strategies proposed by Harvey and Goudvis (2017) and Girotto and Souza (2010), namely: activation of previous knowledge, connections, visualization, questions to the text, inference, summary, and synthesis. Twenty-six students enrolled in the 4th and 5th year of elementary school of a municipal school in União da Vitória, state of Paraná, participated in the research, who were divided into an experimental group and a control group. The methodology used was the intervention research whose path was delimited in three parts: in the first, the diagnosis was made through the application of a pre-test of reading comprehension to all participants. The second stage consisted of holding workshops for the experimental group distributed in 10 meetings of approximately two hours each, and the third stage comprised the performance of the post-test with the application of a comprehension test in reading similar to the pre-test. Data analysis had a qualitative focus and demonstrated that when using metacognitive strategies in reading, shared reading practices were favored that allowed different modes of reading and providing the development and use, by the participants, of the mental procedures in favor of understanding the read texts. The results showed that there was an advance in the reading comprehension in both groups, however in the experimental group, this expansion was more expressive. Keywords: Reading comprehension. Metacognitive Reading Strategies. Elementary School. | - |
| Formato: dc.format | 183 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: