Uma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcelo Silva da, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Fabricio da, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69892-
Descrição: dc.descriptionOrientação: Marcelo S. da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação Física-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta o estudo realizado durante o processo de formação acadêmica em Licenciatura em Educação Física, destacando em especial minha trajetória com a Dança Breaking e, nos últimos semestres do curso, a experiência com o ensino dessa dança com estudantes Surdos. Nosso objetivo ao desenvolver a experiência de ensino foi: verificar as possibilidades e dificuldades de uma experiência de ensino da Dança Breaking para alunos surdos em uma escola estadual bilíngue na cidade de Paranaguá, PR. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação ou pesquisa formação, onde ao mesmo tempo que fomos planejando e implementando as atividades do estágio realizamos os registros de campo para a análise subsequente da experiência. A partir dos elementos encontrados dividimos nossa análise em quatro categorias: A Implementação da Proposta; Conhecimentos adquiridos; Dificuldades para Implementação do Ensino da Dança e Benefícios e Possibilidades da dança breaking para o aluno surdo. Como principais resultados podemos encontrar as seguintes questões: Ter uma proposta de ensino planejada, conhecendo as estruturas do local, os funcionários e o público alvo. Cada aula é um conhecimento adquirido diferenciado, seja na forma de se comunicar, quanto no ensino prático da dança que passou ao entendimento que somente vendo os movimentos, não significa que o aluno realmente aprendeu e entendeu. Dificuldades de trabalhar com um público não ouvinte com faixas etárias diferentes com coordenação motora distinta, bem como a falta de fluência em Libras. Benefícios e possibilidades da dança breaking para esse público que está diretamente ligada ao método em que o professor organizará as aulas e sua aproximação com essa modalidade de dança, com tópicos importantes que geraram um estágio supervisionado com alunos surdos, com sucesso.-
Formato: dc.format32 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectDança para crianças com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectDança na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência auditiva - Educação-
Título: dc.titleUma experiência com o ensino da dança breaking com alunos surdos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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