Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Bim, Paola Loreane Carneiro, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69857 | - |
Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 24/04/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 153-159 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O inglês para fins específicos (ESP) e o inglês como língua franca (ELF) são duas teorias diferentes, com dois focos diferentes e diferentes implicações pedagógicas, pelo menos à primeira vista. Estudos recentes exploraram as convergências de ambos os campos, mostrando que eles compartilham um terreno comum (Nickerson, 2012). No entanto, dada a natureza incipiente do ELF, pouco se sabe sobre como professores (especificamente no caso do Brasil) podem usar as duas teorias de forma conjunta na prática. O objetivo deste estudo é investigar as percepções de professoras de inglês sobre as possibilidades de trabalhar com ESP e ELF de forma conjunta. Com base nos referenciais teóricos de ambas as teorias (JENKINS, 2000, 2011, 2015; CANAGARAJAH, 2013; BELCHER, 2009; CELANI, 1983, 1998; KACHRU, 1992, 1996; NICKERSON, 2013; entre outros) e também na apresentação dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de instituições de ensino superior, busquei entender como professoras que têm conhecimento sobre ao menos uma das duas vertentes teóricas veem as convergências e divergências entre as teorias e as possibilidades que seu uso combinado pode trazer para a prática do ensino da língua inglesa. Com base nas respostas das participantes, foi possível notar que existe conhecimento da parte das professoras sobre ELF e perspectivas afins, bem como há a possibilidade de que essas professoras utilizem essas perspectivas em atividades que levam até a sala de aula. Palavras-chave: ESP; ELF; ensino da língua inglesa | - |
Descrição: dc.description | Abstract: English for specific purposes (ESP) and English as a lingua franca (ELF) are two different theories, with two different foci and different pedagogical implications, at least at first glance. Recent studies have explored the convergences of both fields, showing that they share common ground (Nickerson, 2012). However, given the incipient nature of ELF, little is known about how teachers (specifically in the case of Brazil) may combine the two theories in practice. The aim of this master's thesis is to investigate the perceptions of English teachers regarding the possibility of working with ESP and ELF in a combined manner. Based on both theoretical frameworks (JENKINS, 2000, 2011, 2015; CANAGARAJAH, 2013; BELCHER, 2009; CELANI, 1983, 1998;KACHRU, 1992, 1996; NICKERSON, 2013; entre outros) and also on the presentation of the results of a qualitative survey and interview conducted with teachers from higher education institutions, I sought to understand how teachers with knowledge about both theories see the convergences and divergences between them and the possibilities that their combined use can bring to the practice of English language teaching. Based on the answers of the participants, it was possible to observe that there is knowledge from the teachers about ELF and related perspectives, as well as the possibilities that these teachers have to use these perspectives in activities that they take to the classroom. Keywords: ESP; ELF, English language teaching | - |
Formato: dc.format | 161 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de linguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua inglesa - Metodologia | - |
Título: dc.title | Inglês para fins específicos e inglês como língua franca sob a visão de professores de instituições de ensino superior e profissional | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: