Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Folha de São Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | CHIMANOVITCH, Mário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1982-04-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69697 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69697 | - |
Descrição: dc.description | Relato sobre o embate entre a ITAIPU e os indígenas Avá-Guarani. Menciona a proposta da ITAIPU de fornecer 121 hectares aos indígenas em compensação pela perda dos 1500 hectares pertencentes à comunidade e que serão inundados pela construção da hidrelétrica. A reportagem afirma que a proposta foi recusada através de uma carta, escrita pelos Avá-guarani e endereçada ao presidente da FUNAI, na qual os indígenas afirmam também que não abandonarão a área onde vivem, a menos que seja dada uma terra que permita à comunidade viver de acordo com seu sistema guarani. Nesta carta os indígenas também questionam o conhecimento da ITAIPU sobre a legislação e cobram assistência adequada da FUNAI. | - |
Descrição: dc.description | CEV | - |
Descrição: dc.description | ótimo | - |
Formato: dc.format | 1p. | - |
Formato: dc.format | monochrome | - |
Formato: dc.format | replica | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | INDÍGENA AVÁ-GUARANI - TERRAS; | - |
Palavras-chave: dc.subject | LAGO DE ITAIPU - ALAGAMENTO - TERRA; | - |
Título: dc.title | Os Avá-guaranis rejeitam a nova oferta de Itaipu | - |
Título: dc.title | Folha de São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: