Umgang mit unbetonten silben bei brasilianischen deutschlernenden : eine experimentalphonetische untersuchung zur realisierung von reduktionsprozessen =O tratamento de sílabas átonas por aprendizes brasileiros de alemão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDahmen, Silvia-
Autor(es): dc.contributorBohunovsky, Ruth, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorMüller, Stephan Tobias, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69647-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69647-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Ruth Bohunovsky-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a) Leipzig: Prof(a). Dr(a). Silvia Dahmen-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/08/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 66-72-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo do presente trabalho é focar nos aspectos prosódicos da pronúncia e, em particular, no ritmo da fala e seus processos de redução no contexto do ensino do alemão como língua estrangeira no Brasil. A realização adequada de sílabas estressadas e não estressadas é essencial para uma pronúncia compreensível e, assim, uma comunicação bem-sucedida. A redução regular de sílabas não estressadas no final de uma palavra em alemão até agora é raramente discutida em aulas de alemão como uma língua estrangeira - quando aspectos da pronúncia em geral são discutidos. Este trabalho examina, numa base fonética experimental, como os alunos brasileiros de alemão realizam sílabas de redução sem estresse. Para tanto, foram coletados dados da fala de cinco aprendizes brasileiros de alemão e dois falantes nativos de alemão, que foram examinados quanto à duração das sílabas e à implementação da eliminação de vogais e assimilação nasal nas sílabas de redução. As perguntas teóricas deste estudo foram formuladas para inferir se os alunos de alemão brasileiro tendem a realizar as sílabas de redução (ou seja, sufixos não estressados) de modo mais longo que os falantes nativos de alemão assim como se eles tendem a eliminar vogais e assimilar nasais com menos frequência do que os falantes nativos de alemão. Ambas as premissas foram confirmadas no estudo. Palavras chaves: Alemão como língua estrangeira e segunda língua; fonética; fonologia; ritmo da fala; redução de sílabas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of the present work is to draw attention to prosodic features of pronunciation and in particular to the rhythm of speech and its reduction processes in the context of teaching German as a foreign language in Brazil. The adequate realization of stressed and unstressed syllables is essential for an understandable pronunciation and thus successful communication. Especially the regular reduction of unstressed syllables at the end of a word in German has so far been seldom to hardly discussed in language classes - if at all aspects of pronunciation are discussed. This work examines on an experimental phonetic basis how Brazilian learners of German realize unstressed reduction syllables. For this purpose, language data of 5 Brazilian learners of German and two German native speakers has been collected. The data was examined with regard to the syllable duration and the implementation of vowel elimination and nasal assimilation in the reduction syllables. The questions were examined as to whether Brazilian German learners tend to realize the reduction syllables (i.e. unstressed suffixes) longer than native German speakers and whether they tend to eliminate vowels and assimilate nasals less often than native German speakers. Both assumptions have been confirmed in the study. Keywords: German as a foreign and second language, phonetics, phonology, rhythm of speech, reduction of syllables.-
Formato: dc.format76 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua alemã - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectFonetica-
Palavras-chave: dc.subjectFonologia-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleUmgang mit unbetonten silben bei brasilianischen deutschlernenden : eine experimentalphonetische untersuchung zur realisierung von reduktionsprozessen =O tratamento de sílabas átonas por aprendizes brasileiros de alemão-
Título: dc.titleO tratamento de sílabas átonas por aprendizes brasileiros de alemão : um estudo fonético experimental sobre a realização de processos de redução-
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