A utilização de parques urbanos como ferramenta pedagógica para o ensino das ciências ambientais na educação de jovens e adultos

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Autor(es): dc.contributorKashiwagi, Helena Midori, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorLisboa, Ednei, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69626-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69626-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Helena Midori Kashiwagi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 31/07/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 94-98-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração:-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa, realizada por meio de análise documental, apresenta na sua estrutura fundamentos metodológicos classificados como sendo de natureza básica, com caráter descritivo e abordagem qualitativa, com métodos científicos fenomenológicos. Teve como proposta geral analisar planos de aulas produzidos por educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade de Curitiba/PR. Os documentos foram produzidos com base em um roteiro próprio, criado para esta finalidade. Os planos de aulas analisados tinham como intenção sugerir atividades pedagógicas a serem desenvolvidas para o ensino das Ciências Ambientais, utilizando para isso espaços educadores não-formais no entorno da escola, como, por exemplo, parques urbanos. Desse modo, a pesquisa teve como uma de suas finalidades específicas analisar os objetivos descritos nos planos de aula desses educadores, ou seja, investigar o que os educadores se propõem a ensinar quando sugerem para o ensino das Ciências Ambientais a utilização de parques urbanos. Fizeram parte da investigação, ainda, analisar e apresentar as temáticas ambientais de maior relevância, presentes nos planos de aulas, segundo a concepção dos educadores, bem como verificar, a partir dos documentos, a existência ou não de práticas pedagógicas que estimulem nos educandos a importância da conservação ambiental e o sentimento de pertencimento a esses espaços. A metodologia adotada para as análises nos planos de aulas baseou-se na sua organização e classificação dos documentos por áreas de conhecimento, conforme descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta organização dos planos de aulas por áreas do conhecimento, bem como por disciplinas, além de facilitar na investigação, serviu também como base para a elaboração do caderno temático, proposto como produto final desta pesquisa. Por meio das análises, foi possível concluir que as temáticas ambientais de maiores relevâncias, segundo a concepção dos educadores, em ordem crescente de interesses, estavam relacionadas a: áreas verdes, fauna, água e estruturas físicas existentes nos parques. Em relação aos objetivos propostos pelos educadores nos planos de aulas, observou-se uma recorrência de intenções pretendidas que convergem para um modelo tradicional de ensino, pautados em atender a uma perspectiva de encaminhamentos direcionados para uma Educação Ambiental Sustentável. Em relação aos estímulos, quanto à importância da conservação ambiental e ao sentimento de pertencimento, os estudos levaram à conclusão que, devido a convergência dos planos de aulas estarem voltados à vertente da Educação Ambiental Sustentável, por si só existiram evidências suficientes para identificar os estímulos à conservação ambiental. Identificou-se, também, que os sentimentos afetivos de pertencimento ao lugar somente são possíveis quando envolvem experiências íntimas e agradáveis com esses espaços. Portanto, esses sentimentos afetivos de pertencimento seriam estimulados e fortalecidos por meio das práticas envolvendo as atividades de campo propostas, desde que estas viessem a proporcionar vivências e interações prazerosas junto a esses espaços. Palavras-chave: 1. Práticas Pedagógicas 2. Educação de Jovens e Adultos 3. Parques Urbanos 4. Ciências Ambientais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research, carried out by means of documentary analysis, presents in its structure methodological foundations classified as being of a basic nature, with descriptive character and qualitative approach, with phenomenological scientific methods. Its general proposal was to analyze lesson plans produced by educators working in Youth and Adult Education (EJA), in the city of Curitiba / PR. The documents were produced using a specific script, created for this purpose. The lesson plans analyzed were intended to suggest educational activities to be developed for the teaching of Environmental Sciences, using non-formal educational spaces around the school, for example, urban parks. Thus, the research had as one of its specific purposes to analyze the objectives described in the lesson plans of these educators, that is, to investigate what the educators propose to teach when they suggest the use of urban parks for the teaching of Environmental Sciences. In this investigation, the most relevant environmental themes, present in the lesson plans, were also analyzed and presented, according to the educators' conception, as well as the existence of pedagogical practices that stimulate the importance of environmental conservation and the feeling of belonging to these spaces. The methodology adopted for the analysis in the lesson plans was based on its organization and classification of documents by areas of knowledge, as described in the National Common Curricular Base (BNCC). This organization of lesson plans by areas of knowledge, as well as by disciplines, in addition to facilitating research, also served as a basis for the preparation of the thematic notebook, proposed as the final product of this research. Through the analysis, it was possible to conclude that the most relevant environmental themes, according to the educators' conception, in increasing order of interests, were related to: green areas, fauna, water and physical structures existing in the parks. In relation to the objectives proposed by the educators in the lesson plans, there was a recurrence of intended intentions that converge-to a traditional teaching model, based on a perspective of orientations directed towards a Sustainable Environmental Education. Regarding the stimuli, in relation to the importance of environmental conservation and the feeling of belonging, the studies led to a conclusion that, due to the convergence of the lesson plans, are focused on the Sustainable Environmental Education aspect, there was sufficient evidence in itself to identify the stimuli to environmental conservation. This research also showed that affective feelings of belonging to the place are only possible when they involve intimate and pleasant experiences with these spaces. Therefore, these affective feelings of belonging would be stimulated and strengthened through practices involving the proposed field activities, as long as these would provide pleasurable experiences and interactions with these spaces. Keywords: 1. Pedagogical Practices 2. Youth and Adult Education 3. Urban Parks 4. Environmental Sciences.-
Formato: dc.format102 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectParques urbanos - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA utilização de parques urbanos como ferramenta pedagógica para o ensino das ciências ambientais na educação de jovens e adultos-
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