Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Okimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Smythe, Kelli Cristine Assis Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Gisele Yumi Arabori, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:13:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:13:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69605 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69605 | - |
Descrição: dc.description | Orientadadora: da Profa Dra. Maria Lucia L. R. Okimoto | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: da Profa Dra Kelli C. A. S. Smythe | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 25/03/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 110-117 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Considerando a importância das cores para o dia a dia, seja para a orientação, atividades educativas, de lazer, entre outras, percebe-se a ausência de tecnologias assistivas que auxiliem a identificação de cores para pessoas com deficiência visual. Assim, esse estudo investiga a aplicação de um código de cores tátil por meio da criação de representações táteis e suas possíveis aplicações com a implementação do código de cores tátil see color. Para tanto foi desenvolvido uma revisão de bibliográfica narrativa seguida de um estudo de caso onde foram identificados processos gráficos de impressão tátil. Na sequência foram desenvolvidos protótipos para realização de testes de usabilidade da aplicação do código see color em imagens táteis. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa, em cada uma das etapas desenvolvidas. Nos resultados apresentados foram identificados os processos de impressão mais apropriados para a utilização do código de cores, bem como recomendações de aplicação para o desenvolvimento de imagens com a utilização do see color. Conclui-se a viabilidade de aplicação do see color em imagens táteis, considerando a abordagem do design centrado no usuário em todas as etapas. Isso possibilitou a efetiva avaliação do código see color, confirmando a necessidade do uso dessa tecnologia assistiva na vida diária de pessoas com deficiência visual. Palavras-chave: Acessibilidade, código see color, imagem tátil, tecnologia assistiva, design inclusivo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Considering the importance of colors for day-to-day, whether for orientation, educational activities, leisure, among others, we can see the absence of assistive technologies that help the identification of colors for people with visual impairment. Thus, this study investigates the application of a tactile color code through the creation of tactile representations and their possible applications with the implementation of tactile color code see color. For this, a narrative bibliographical review was developed, followed by a case study where tactile printing graphic processes were identified. Subsequently, prototypes were developed to perform usability tests of the application of the see color code on tactile images. The data obtained were analyzed in a qualitative way, in each of the stages developed. In the presented results, the most appropriate printing processes were identified for the use of color coding, as well as application recommendations for the development of images using color see. The feasibility of seeing color in tactile images is concluded, considering the variations of the application of the user-centered design in all the stages, allowing the effective evaluation of the color code, confirming the need for people with visual impairment to use this assistive technology in your daily life. Key words: Accessibility, see color code, tactile image, assistive technologie, inclusive design. | - |
Formato: dc.format | 121 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simbolismo das cores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Título: dc.title | Estudo para a aplicação do código "see color" em imagens | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: