O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorPereira, Desirée Silva Lopes, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:14:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:14:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69604-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Flávia Dias de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 29/06/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa teve como foco o projeto de LEGO Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba em decorrência das vivências da pesquisadora como técnica em um projeto da rede durante quase seis anos, no intuito de desvelar elementos que favorecem o desenvolvimento dos sujeitos, bem como a aprendizagem da matemática na organização do ensino no contexto desse projeto. Para tal, a pesquisa fundamentou-se, teórica e metodologicamente, na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e na Teoria da Atividade de Leontiev. O referencial teórico da pesquisa toma como aspectos centrais a intencionalidade das ações docentes durante as experiências de aprendizagem, os motivos para que os envolvidos estejam em atividade de ensino e de aprendizagem, a compreensão da zona de desenvolvimento proximal e a coletividade como elemento formativo para, por conseguinte, responder a pergunta norteadora da pesquisa "que ações do professor de matemática, na organização do ensino, podem potencializar o desenvolvimento dos sujeitos e a aprendizagem de matemática no contexto de um projeto de robótica?" O caminho metodológico da pesquisa, com aporte no materialismo histórico-dialético, desenvolveu-se a partir da observação in loco de um projeto de robótica da rede municipal de educação, através do acompanhamento das ações educativas realizadas em um semestre de realização do projeto, no decorrer de oito encontros semanais. Os instrumentos para captação de dados adotados no decorrer das observações foram gravações de áudio, fotografias de ações com o robô durante as situações do projeto, portfólios construídos pelos estudantes, diário de bordo registrado pela pesquisadora e sessões reflexivas com o docente e com os estudantes. Como método para a análise dos dados coletados e com o propósito de responder à questão inicial da pesquisa são apresentados dois isolados: a atividade de ensino e situações desencadeadoras para a aprendizagem de matemática e a coletividade e o desenvolvimento humano. Para a apresentação dos isolados foram utilizados recortes dos momentos vivenciados como forma de desvelar as riquezas envolvidas no movimento do projeto de robótica. Os recortes são apresentados por meio de cenas, que compõem os episódios representativos do fenômeno em estudo. O estudo ressalta a importância da intencionalidade das ações docentes, revela alguns elementos que podem contribuir para o ensino da matemática e favorecer o desenvolvimento dos sujeitos durante o projeto de robótica, assim como sugere alguns cuidados na organização do ensino neste ambiente de aprendizagem. Palavras-Chave: Robótica. Teoria Histórico-Cultural. Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: A research focused on the LEGO Robotics project developed by the Municipal Education Department of Curitiba as a result of the researcher's research, as a technician in a network project for almost six years, in order to develop elements that favor the development of studies, as well as learning mathematics in the organization of teaching in the context of this project. For this, a grounded, theoretical and methodological research, in Vygotsky's Historical-Cultural Theory and in Leontiev's Activity Theory. The theoretical framework of the research takes as central aspects the intentionality of teaching actions during the learning experiences, the reasons for those that are interpreted as teaching and learning activity, the understanding of the zone of proximal development and the collectivity as a formative element for, for answer, answer a guiding question of the research "what actions of the mathematics teacher, in the organization of teaching, can enhance the development of individuals and the learning of mathematics in the context of a robotics project?" The methodological path of the research, with a history of dialectical material, developed from the observation on site of a robotics project of the municipal education network, through the monitoring of educational actions carried out in a semester of the project, does not take eight weekly meetings. The instruments for capturing data adopted during the sessions were recorded in audio, photographs of actions with the robot during the project situations, portfolios built by students, logbook recorded by the researcher and reflective analysis with the teacher and students. As the method of analysis of collected data and with the objective of answering an initial question of the research, the following two items are: the teaching activity and the situations triggered for the learning of mathematics and the collectivity and the human development. For a presentation of the selected items, the moments experienced as a form of development were used as riches used in the movement of the robotics project. The episodes are presented through scenes, which make up the episodes representative of the phenomenon under study. The study highlights the importance of the intentionality of teaching actions, reveals some elements that can contribute to the teaching of mathematics and favor the development of practices during the robotics project, as well as helping some care in the organization of teaching in this learning environment. Keywords: Robotics. Historical-Cultural Theory. Mathematical Education.-
Formato: dc.format[144] p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRobotica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Matemática-
Título: dc.titleO projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.