Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Sérgio, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Lindolm, Pricila Aparecida Grittem da Silva, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:18:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:18:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69564 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 20/11/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo principal discutir e analisar as contribuições das atividades experimentais na formação inicial de professores de Física. A ideia é analisar as atividades experimentais propostas por alunos do curso de Licenciatura em Física de uma Instituição de Ensino Superior do estado do Paraná nas disciplinas Prática de Docência em Ensino de Física I e II. Utilizou-se como fundamento teórico a Educação Problematizadora e Ação Dialógica segundo Paulo Freire (1979), e a concepção de formação de professores segundo Contreras (2002). O desenvolvimento da pesquisa ocorreu durante o desenvolvimento de duas disciplinas: Prática de docência em Ensino de Física I e II. Para tanto, foram acompanhadas as seguintes etapas no processo de formação inicial: estudos, planejamentos e apresentações sobre as observações diagnósticas e desenvolvimento de atividades de monitoria e planejamento do Projeto de Docência e Investigação Didática na disciplina Prática de Docência em Ensino de Física I na Universidade, e Planejamento e execução do projeto de investigação didática nas escolas estaduais nas quais esses alunos desenvolveram suas propostas de atividades experimentais e discussão de textos acerca das atividades. Na disciplina de Prática de Docência em Ensino de Física I foi realizada uma reflexão inicial a partir da literatura da área sobre a concepção de professores a respeito da utilização de atividades experimentais no ensino de Física. Na disciplina Prática de Docência em Ensino de Física II, os alunos desenvolveram os conteúdos abordados na Universidade e observaram o campo de estágio, bem como realizaram atividades propostas observando-a, assim, a partir do ponto de vista de um professor. Os dados desta pesquisa foram organizados e analisados utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999). Pode-se concluir, dentre outras coisas que as atividades experimentais contribuem para a busca pela autonomia ao aprender e ao ensinar; o diálogo foi um fator importante no processo de ensino e aprendizagem, as aulas se tornaram mais participativas, transformam os alunos em sujeitos do próprio conhecimento. Além disso, notou-se que os estagiários que se utilizaram da educação problematizadora se aproximaram mais dos alunos, tiveram maior desenvoltura durante a realização das atividades experimentais, tornaram as aulas mais dinâmicas e dialógicas. Palavras-chave: Formação de professores. Prática de Docência. Atividades Experimentais. Ação dialógica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This is a qualitative research and its main goal is to discuss and to analyze the contributions of experimental activities in the initial Physics teacher education. The idea is to analyze the experimental activities proposed by the undergraduate students of Physics Education Degree at Federal Institution of Paraná Higher Education, in the subjects of Teaching Practice in Physics I and II. Based on the Problematizing Education theory and Dialogical Action according to Paulo Freire (1979), and the teacher education conception by Contreras (2002). The research development took place during the course of two disciplines: Physics Teaching Practice I and II. For this purpose, it was supervised the following stages of the initial education process: studies, plans and presentations about the diagnosis observations and development of monitor activities and the Teaching Project plan and the Didactics Investigation in the Physics Teaching Practice I subject, and the plan and execution of the didactics investigation project in state schools in which the undergraduate students have developed their experimental activities proposals and discussions of texts about the activities. In the Teaching Practice in Physics I it was carried out an initial reflection from the area studies about the teachers' conception on the use of experimental activities in the teaching of Physics. In the Teaching Practice in Physics II, the students have developed the contents studied at the University and have observed the supervised practice context, and they have also proposed activities, observing them from the teacher's point of view. The data of this research were organized and analyzed using the Content Analysis methodology proposed by Bardin (2011) and Moraes (1999). Among other things, it can be concluded that experimental activities contribute to the pursue for autonomy in learning and teaching; dialogue was an important factor in the teaching and learning processes, classes became more participatory, transforming students into subjects of their own knowledge. In addition, it was observed that trainees who used problematizing education gained more proximity from the students, had greater resourcefulness during experimental activitiesperformance, and also made classes more dynamic and dialogical. Keywords: Teacher education. Teaching practice. Experimental activities. Dialogical Action. | - |
Formato: dc.format | 205 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Título: dc.title | Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: