Informações nas instituições de ensino superior relacionadas ao aprendizado da ética para tomada de decisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRazzolini Filho, Edelvino, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorCueto, Paulo Roberto, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69562-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69562-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edelvino Razzolini Filho-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 27/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 110-116-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa é um estudo de caso realizado em instituições de ensino superior que se intitulam como Escolas de Negócios na cidade de Curitiba (Paraná, Brasil). O objetivo é identificar como as informações sobre a ética estão integradas nas escolas de negócios das instituições de ensino superior para formação dos futuros tomadores de decisão. Quais informações sobre a ética estão relacionadas nos currículos acadêmicos; nas ações, missão e valores institucionais; de que forma estas informações são disseminadas interna e externamente à organização; tendo em vista que estes parâmetros afetam o aprendizado sobre os processos de tomada de decisão. Para isso, comparou-se instituições que são signatárias do PRME (.Principies for Responsible Management Education) com instituições que não são signatárias. A metodologia para atingimento dos resultados se deu por uma pesquisa qualitativa com a análise de dados obtidos nos sítios eletrônicos das instituições, nos códigos de ética, em entrevistas e questionários disponibilizados aos coordenadores, docentes e discentes destas instituições. Desta forma foi possível verificar a percepção dos coordenadores, discentes e docentes sobre a gestão da informação na formação da tomada de decisão ética. Os resultados indicam que as instituições que não são signatárias do PRME tendem a disseminar as informações relacionadas à ética em suas Escolas de Negócios de forma mais segregada do que na instituição signatária do PRME. Isso propõe maior percepção dos estudantes sobre os conteúdos relacionados à ética, mas a absorção dos conteúdos relacionados nas signatárias do PRME aparenta ser mais efetivo. Palavras-chave: PRME. Ética. Processos de Tomada de Decisão. Escolas de Negócios. Instituições de Ensino Superior.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is a case study carried out in higher education institutions that call themselves Business Schools in the city of Curitiba (Paraná, Brazil). The objective is to identify how information on ethics is integrated in business schools of higher education institutions for the training of future decision makers. What information about ethics is listed in academic curricula; in institutional actions, mission and values; how this information is disseminated internally and externally to the organization; considering that these parameters affect to learn the decision-making processes. For this, was compare the PRME signatory institutions (Principles for Responsible Management Education) with institutions that are not signatories. The used methodology to produce the results was given by a qualitative research with analysis of data in the institutions' websites, in the codes of ethics, in interviews and questionnaires made available to coordinators, teachers and students. In this way, it was possible to verify the perception of the coordinators, students and teachers about information management in the formation of the ethics decision. The results indicated that institutions that are not PRME signatories can disseminate information related to ethics in their Business Schools more separately from the PRME signatories' institutions. This increases students' perception of ethics-related content, but the absorption of related content in the PRME institutions appears to be more effective. Keywords: PRME Ethic. Decision Making Processes. Business Schools. Higher education institutions.-
Formato: dc.format136 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectNegócios-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Informação-
Título: dc.titleInformações nas instituições de ensino superior relacionadas ao aprendizado da ética para tomada de decisão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.