Estruturas de comunicação política de campanhas majoritárias municipais associada ao índice de democratização eleitoral no Brasil entre 2008 e 2016

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Autor(es): dc.contributorCervi, Emerson Urizzi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política-
Autor(es): dc.creatorNeves, Daniela Silva, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69561-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervi-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 28/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 106-114-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa apresenta uma adaptação do índice de Democratização (ID) de Tatu Vanahnen para medir a democracia eleitoral nos municípios brasileiros a partir da estrutura de comunicação tradicional e digital nas cidades. A análise é feita com dados agregados dos resultados das eleições municipais majoritárias entre os anos de 2008 e 2016 e com dados da Anatei. As hipóteses de pesquisa são: 1) com a diminuição do espaço de comunicação eleitoral promovida pelas modificações das regras, houve redução da democracia eleitoral. E 2) Quanto mais estrutura de comunicação tradicional e digital, maior a associação entre as variáveis comunicacionais e o índice de Democratização. Após a aplicação do ID, associado com as variáveis comunicacionais, percebe-se que é preciso separar os dois indicadores principais da teoria de Vanhanen - competição e participação - para analisar de forma dialógica como a estrutura de comunicação afeta tal democracia eleitoral. Conclui que, no período estudado, com o aumento dos espaços digitais e a diminuição da comunicação eletrônica, a competição nos pleitos municipais aumentou, porém a participação, através do voto, diminuiu. Os canais digitais estão fortalecendo a competição das candidaturas, dando possibilidade de que os candidatos alcancem um número maior de eleitores. Por outro lado, a diminuição na participação nas eleições, mesmo tendo diversas causas, leva a um enfraquecimento da democracia eleitoral. Palavras-chave: dem ocracia eleitoral; eleições locais; com unicação política; propaganda eleitoral.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research presents an adaptation of Tatu Vanhanen's Democratization Index (ID) to measure electoral democracy in Brazilian mayoral elections from the traditional and digital communication structure in cities. The analysis uses data of the majority municipal elections between 2008 and 2016 and with data from Anatel. The research hypotheses are: 1) the reduction of the electoral communication space promoted by the modifications of the rules is decreasing the electoral democracy. And 2) How more traditional and digital communication structure, stronger the association between communication variables and the Democratization Index. After applying the ID, associated with the communicational variables, the two main indicators of Vanhanen's theory - competition and participation - were separated to analyze dialogically how the communication structure affects such electoral democracy. The thesis concludes that, during the period studied, with the increase of digital spaces and the decrease of electronic communication, the competition in municipal elections increased, but the participation, through voting, decreased. Digital channels are strengthening the competition between candidates, but, on the other hand, there is a decrease in participation in the elections, even having several causes, leads to a weakening of the electoral democracy. Keywords: electoral democracy; local elections; political communication; electoral propaganda.-
Formato: dc.format126 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEleições municipais - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na política-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda politica-
Palavras-chave: dc.subjectEleições locais-
Palavras-chave: dc.subjectCiência Política-
Título: dc.titleEstruturas de comunicação política de campanhas majoritárias municipais associada ao índice de democratização eleitoral no Brasil entre 2008 e 2016-
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