Planos de turismo : propostas para os agentes públicos a partir da análise de capitais brasileiras

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Autor(es): dc.contributorGomes, Bruno Martins Augusto, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Wanderley Luis dos, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69542-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69542-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Dr. Bruno Martins Augusto Gomes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Graduação em...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As políticas públicas de turismo no Brasil possuem um papel relevante na sociedade. Por meio delas o setor de turismo é estruturado e gera impactos sociais e econômicos no ambiente em que se insere. Nesse contexto, é importante analisar sob quais parâmetros o turismo está instituído na esfera municipal, por meio do Plano Municipal de Turismo, documento que possui a função de direcionar as ações dos agentes. O presente trabalho analisou de forma qualitativa a formulação de políticas públicas de turismo de Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF), Manaus (AM) e Fortaleza (CE). A coleta de dados foi realizada no plano de turismo dessas cidades mediante a busca de dez aspectos considerados fundamentais para o planejamento turístico: participação; infraestrutura; geração de emprego e renda; capacitação turística; preservação de áreas naturais; preservação do patrimônio cultural; roteirização; marketing; oferta e gestão de atrativos; e recursos públicos em turismo. O resultado mostrou que o Plano de Turismo de Curitiba 2015-2017, e o Plano de Turismo de Fortaleza - 2016 possuem 100% dos aspectos considerados fundamentais para o planejamento turístico; o Plano de Turismo de Manaus - 2011 e o Plano de Turismo de São Paulo - 2015-2018 possuem 90% dos aspectos; e o Plano de Turismo Criativo de Brasília 2016-2019 possui 80% dos aspectos considerados fundamentais para o planejamento turístico. Após a análise dos resultados da pesquisa, o projeto de planejamento e gestão em turismo foi definido como um curso de capacitação para os formuladores de políticas públicas de turismo, com o objetivo de apresentar temáticas que devem estar presentes no Plano Municipal de Turismo em prol do planejamento turístico local.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Tourism public policies in Brazil play a relevant role in society. Through them the tourism sector is structured and generates social and economic impacts on the environment in which it operates. In this context, it is important to analyze under what parameters tourism is instituted at the municipal level, through the Municipal Tourism Plan, a document that has the function of directing the agents' actions. The present work qualitatively analyzed the formulation of public tourism policies of Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasilia (DF), Manaus (AM) and Fortaleza (CE). Data collection was performed in the tourism plan of these cities through the search of ten aspects considered fundamental for tourism planning: participation; infrastructure; job and income generation; tourism training; preservation of natural areas; preservation of cultural heritage; scripting; marketing; offer and management of attractions; and public resources in tourism. The result showed that the Curitiba Tourism Plan 2015- 2017, and the Fortaleza Tourism Plan - 2016 have 100% of the aspects considered fundamental for tourism planning; the Manaus Tourism Plan - 2011 and the São Paulo Tourism Plan - 2015-2018 have 90% of the aspects; and the Brasilia Creative Tourism Plan 2016-2019 has 80% of the aspects considered fundamental for tourism planning. After analyzing the research results, the tourism planning and management project was defined as a training course for tourism public policy makers, with the aim of presenting themes that should be present in the Municipal Tourism Plan for the benefit of tourism. local tourist planning.-
Formato: dc.format88 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Título: dc.titlePlanos de turismo : propostas para os agentes públicos a partir da análise de capitais brasileiras-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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