Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medaglia, Juliana, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo | - |
Autor(es): dc.creator | Chemim, Jakelinne, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:13:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:13:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69526 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69526 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Drª. Juliana Medaglia Silveira | - |
Descrição: dc.description | Projeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o desenvolvimento do turismo pedagógico na cidade de Curitiba, Paraná. Através desta análise, foi possível identificar uma oportunidade para a elaboração de um manual que auxilie os agentes de turismo que desejam desenvolver este nicho. Para isso, foram estudados conceitos de Turismo Educacional/Pedagógico, Educação Patrimonial, Educação Ambiental e Comunicação. Por meio deste estudo bibliográfico, foi possível encontrar diversas tipologias de Aula Passeio e suas características dentro deste segmento além de outros conceitos utilizados pelas escolas. Através da pesquisa qualitativa e descritiva e partindo da análise dos dados coletados, identificou-se a existência das atividades de turismo pedagógico nas escolas particulares de Curitiba. Também se verificou que o número de agências que trabalham com o turismo pedagógico é inexpressivo. A partir da análise destas conclusões, foi proposto a elaboração de um manual informativo destinado a agentes de turismo que futuramente adicionem o turismo pedagógico em suas ofertas de produtos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present paper aimed to analyze the development of pedagogical tourism in the city of Curitiba, Paraná. Through this analysis, it was possible to identify an opportunity to create a manual that assists the tourism agents that develop this niche. For this, we have studied the concepts of Educational / Pedagogical Tourism, Heritage Education, Environmental Education and Communication. Through this bibliographic study, it was possible to find several types of Tour Classes and its characteristics within this segment and other concepts used by schools. Through qualitative and descriptive research and analysis of collected data, we have identified the existence of pedagogical tourism activities in private schools in Curitiba. It was also verified the number of agencies that work with inexpressive pedagogical tourism. From the analysis of these conclusions, it was proposed the elaboration of na information manual for tourism agents that, in the future may add pedagogical tourism in their product offerings. | - |
Formato: dc.format | 80 p. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodos experimentais | - |
Título: dc.title | Turismo pedagógico : estudo sobre a aplicabilidade de um | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: