Smart destination : compreendendo apercepção do residente no destino Curitiba/ PR

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Autor(es): dc.contributorDomareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorCascardo, Ana Luiza Mendes, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69512-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra Thays Cristina Domareski Ruiz-
Descrição: dc.descriptionProjeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No contexto atual de tecnologia, desenvolvimento das cidades e o crescimento de estudos sobre Smart City e Destinations, este estudo visa analisar a percepção do residente sobre Curitiba ser considerada uma Smart City - título que alcançou em 2018. Foram utilizados os indicadores do Ranking Connected Smart Cities. Desta forma, a metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi a exploratória de abordagem quantitativa e análises descritivas, a partir do levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário online com os moradores de Curitiba e região metropolitana e aplicação da matriz IPA (Important Performance Analysis). Com este levantamento, foi constatado que, para os moradores de Curitiba, a cidade não atende aos requisitos necessários para sua classificação como Smart City ou Destination, pois, alguns indicadores não possuem desenvolvimento ou investimento necessário para ter um desempenho adequado aos padrões das Smart Cities. Sendo assim, a proposta do projeto de turismo é elaborar um relatório de pesquisa, verificando quais indicadores ainda precisam de melhorias.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : In the current context of technology, city development, and the growth of studies on Smart City and Destinations, this study aims to analyze the resident's perception of Curitiba being considered a Smart City - a title reached in 2018. The Connected Smart Ranking indicators were used. Cities. Thus, the methodology used to conduct the research was the exploratory quantitative approach and descriptive analysis, from the literature review, application of an online questionnaire with residents of Curitiba and metropolitan region, and application of the matrix IPA (Important Performance Analysis). With this survey, it was found that, for the residents of Curitiba, the city does not meet the requirements necessary for its classification as Smart City or Destination, as some indicators do not have the development or investment required to perform correctly to Smart Cities standards. Thus, the purpose of the tourism project is to prepare a research report, verifying which indicators still need improvement.-
Formato: dc.format112 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção de cidades-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleSmart destination : compreendendo apercepção do residente no destino Curitiba/ PR-
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