Telenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins

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Autor(es): dc.contributorTeles, Margarete Araújo, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Adriane Ferrari, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:16:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:16:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69511-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Margarete Teles-
Descrição: dc.descriptionProjeto de Planejamento e Gestão em Turismo II - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho em questão teve como objetivo principal analisar como marketing realizado por meio da mídia televisiva impactou na percepção do destino Tocantins e como objetivos específicos identificar a utilização de telenovelas como estratégia de marketing, verificar como a telenovela pode alterar a percepção do telespectador a respeito de um destino, analisar se o aumento da atividade turística no estado do Tocantins deu-se mediante a transmissão da telenovela "O Outro Lado do Paraíso" e propor um mapa interativo, onde serão marcados os atrativos do destino que foram cenários para as gravações da telenovela, podendo ser acessado por meio de um aplicativo. A metodologia utilizada no trabalho foi de caráter exploratório, descritivo e qualitativo. No referencial teórico foram abordados temas, como: marketing no turismo, a relação entre telenovelas e o turismo, alguns dados gerais a respeito do destino Tocantins e a telenovela "O Outro Lado do Paraíso" e o turismo no estado. Buscando cumprir os objetivos propostos, aliado ao estudo teórico, foram utilizados para a coleta de dados um questionário aplicado aos telespectadores da telenovela "O Outro Lado do Paraíso" e um questionário aplicado com representantes do trade turístico do estado do Tocantins; todos com perguntas fechadas, tendo a opção de adicionar uma resposta na opção "outros". Depois de finalizar a pesquisa, os dados foram dispostos em textos e posteriormente foi realizada a análise e discussão das informações teóricas e coletadas na pesquisa de campo. Com isso, o projeto propõe a criação de um aplicativo, que funcionará como um mapa interativo indicando os locais onde as cenas foram gravadas, incluindo informações de infraestrutura, serviços e meios de acesso a esses atrativos, procurando facilitar a experiência desse visitante e auxiliar no desenvolvimento da atividade turística na região.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The main objective of this work was to analyze how the marketing done through television media impacted on the perception of the destination Tocantins and the specific objectives are to identify the use of soap operas as a marketing strategy, to verify how the soap opera can change the viewer's perception of a destination, to analyze if the increase of tourist activity in the state of Tocantins occurred through the transmission of the soap opera ?O Outro Lado do Paraíso? and propose an interactive map, where will be marked the attractions of the destination that were scenarios for the soap opera recordings, which can be accessed through an application. The methodology used in the study was exploratory, descriptive and qualitative. The theoretical framework covered topics such as: marketing in tourism, the relationship between soap operas and tourism, some general data about the destination Tocantins and the soap opera "O Outro Lado do Paraíso" and tourism in the state. Seeking to fulfill the proposed objectives, together with the theoretical study, a questionnaire was applied to the data collection applied to the viewers of the soap opera "O Outro Lado do Paraíso" and a questionnaire applied to representatives of the tourist trade of the state of Tocantins; all with closed questions, with the option to add an answer in the "others" option. After finalizing the research, the data were arranged in texts and later the analysis and discussion of the theoretical information and what was collected in the field research was performed. Thus, the project proposes the creation of an interactive map, accessed by an APP that will indicate on the map the locations where the scenes were recorded, including information of infrastructure, services and means of access to these attractions, seeking to facilitate the experience of this visitor and assist in the development of tourist activity in the region. The proposal for the creation of this application has the potential to interest both private companies of the tourist trade of a destination and their respective rulers, considering that both would benefit from the dissemination of this region.-
Formato: dc.format70 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectTelenovelas - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Brasil-
Título: dc.titleTelenovelas como estratégia de promoção turística : o caso do estado de Tocantins-
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