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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Harder, Eduardo, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Anderson de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:15:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:15:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69509 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69509 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Eduardo Harder | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O campo brasileiro viveu esquecido durante muito tempo, pelo menos no que se refere à educação voltada para os mais necessitados, até o surgimento de fortes movimentos sociais que propusessem em discussão a verdadeira realidade dos sujeitos do campo, bem como o seu importante papel para a população em geral no sentido de dar maior visibilidade a questão educacional no campo e também dispor de sistemas pedagógicos de ensino voltados para as pessoas desse espaço em específico. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar as conceituações e principais discussões acerca da Educação do Campo bem como de seu surgimento enquanto política pública recente, propõe-se também uma discussão acerca dos movimentos sociais, que foi o espaço em que essa temática foi debatida profundamente, para depois poder tornar-se, através dos múltiplos vieses e pressões, uma política pública também de responsabilidade dos órgãos estaduais e federais. Ainda no debate sobre Educação do Campo, procura-se também expor e discutir um sistema pedagógico conhecido nessa área enquanto um dos sistemas que mais se adapta ao bojo educacional e do trabalho no campo, a Pedagogia da Alternância, que vem sendo uma das formas mais eficazes da Educação voltados para o público do campo e com uma aplicação prática considerável, unindo realidade dos sujeitos da Educação do Campo com o conhecimento adquirido, além do melhor aproveitamento da relação temporal/espacial na relação trabalho e Educação. Não obstante, a concretude da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância ainda perpassa pela sua aplicação prática, e nesse momento faz-se necessário dar ênfase em um sistema de Escolas do Campo que ganhou espaço na educação voltada para esse meio, principalmente nos locais em que se desenvolvem atividades rurais nas propriedades familiares. Para tanto, discute-se o papel das Casas Familiares Rurais na formação e permanência dos sujeitos do campo, para que estes possam desenvolver uma melhor qualidade de vida em suas propriedades e, ao mesmo tempo, possam estudar, mantendo, dessa forma mantendo os sujeitos que vivem no e do campo, colocando como campo de pesquisa, a problemática na CFR do município de Bituruna/PR. | - |
Formato: dc.format | 56 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia contemporanea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao do Campo | - |
Título: dc.title | Educação do campo e pedagogia da alternância : um estudo de caso na casa familiar rural de Bituruna – PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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