Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Beccari, Marcos, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Chromiec, Estevão Lucas Eler, 1982- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:18:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:18:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69504 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69504 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Namba Beccari | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 02/03/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.325-332 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, de caráter teórico, tem como objetivo identificar e analisar criticamente como o formalismo influencia teorias de percepção visual de autores contemporâneos do Design Gráfico. Para isso, adoto uma postura crítica pós-estruturalista e me sustento em autores que já indicaram a existência do viés formalista no design moderno. Essa análise busca identificar em autores contemporâneos como as características formalistas permanecem no discurso das teorias de percepção visual no Design Gráfico. A pesquisa é dividida em quatro etapas. Na primeira, analiso através de exploração bibliográfica de caráter exploratório, os principais sistemas formalistas das artes visuais e do design moderno, a fim de listar como são as características formalistas existentes nesses campos. Ainda nessa etapa, delineio, quais são os princípios teóricos do pós-estruturalismo, as críticas que essa corrente filosófica direcionou aos sistemas formalistas e como essa teoria foi usada nas artes visuais e no design gráfico. A partir dos critérios dessa crítica e das características formalistas listadas, elaboro, na fase seguinte, um instrumento que me auxilie a analisar o discurso dos autores contemporâneos; desses autores, a partir de uma gama de critérios, seleciono quatro obras a serem analisadas na terceira etapa dessa dissertação. Por fim, na quarta e última etapa, apresento os resultados das análises a partir de um texto crítico que responde o objetivo geral desta pesquisa e me concede a oportunidade de apresentar considerações sobre o que implica a permanência do viés formalista no discurso do Design Gráfico contemporâneo. Palavras-chave: Formalismo; Pós-estruturalismo; Design Gráfico; Artes Visuais; Análise de Discurso. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, which has a theoretical approach, aims to identify and critically analyze how formalist systems influence theories of visual perception in contemporary authors of Graphic Design. For this, a post-structuralist critical analysis is adopted and I take as a base, authors who have already indicated the existence of the formalist bias in modern design. This analysis seeks to identify, in contemporary authors, how this bias remains in the discourse of visual perception theories in Graphic Design. The research has four stages. In the first, I analyze, through bibliographic exploration, the main formalist systems of visual arts and modern design in order to list what are the formalist characteristics. Still at this stage I outline, what are the theoretical principles in the post-structuralism, the criticisms that this philosophical bias directed to the formalist systems and, how this theory was used in the visual arts and graphic design. In the next stage, based on the post-structuralism criteria and the formalist characteristics listed, I develop an instrument to analyse the discourse of contemporary authors. From these authors, based on a range of criteria, I select four works to be analyzed in the third stage of this text. Finally, in the fourth and last stage, I present the results of the analysis in a critical text, which answers the general objective of this research and gives me the opportunity to present considerations on what implies the permanence of the formalistic bias in the contemporary Graphic Design discourse. Keywords: Formalism; Post-structuralism; Graphic Design; Visual Arts; Discourse Analysis. | - |
Formato: dc.format | 544 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes gráficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-estruturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Título: dc.title | Formalismo e design gráfico : uma análise crítica sobre as teorias contemporâneas de percepção visual, sob o viés pós-estruturalista | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: