Sincope harmônica : um estudo analítico e perceptivo do repertório de música pop/mainstream entre 1950/79

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorFalcón, Jorge Alberto, 1964--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69494-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dr. Rosane Cardoso de Araújo-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 07/04/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.123-127-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho apresenta o conceito de Síncope Harmônica, que se refere às resultantes perceptivas decorrentes da divergência entre as fases das estruturas métricas subjacentes na música e as fases da construção harmônica. Nesse sentido foram realizados estudos a partir de um recorte que corresponde ao modelo da canção mainstream entre 1950 e 1979. Para fundamentar os conceitos formulados realizou-se uma investigação bibliográfica sobre aspectos cognitivos do ritmo e a percepção métrica, uma pesquisa analítica do repertório registrado em gravações e que fora veiculado nas mídias, bem como uma pesquisa experimental que permitisse obter dados para analisar a percepção decorrente de deslocamentos entre fases métricas e harmônicas. Dentro da pesquisa experimental foi realizado um experimento que tinha como objetivo analisar respostas a um questionário após a escuta de três trechos musicais; e foi realizado com dois grupos, um de controle, formado por músicos, e um experimental constituído por não músicos. Ao mesmo tempo se analisam auditivamente 151 peças musicais do recorte escolhido com o objetivo de determinar a ocorrência de Síncope Harmônica. Por carecer de instrumentos analíticos pré-existentes, funcionais e adequados para as categorias aqui ponderadas, foi necessário criar um roteiro, protocolos e ferramentas originais funcionais ao modelo do recorte escolhido. O cruzamento das informações coletadas entre as análises e o experimento permitem confirmar tanto a existência da Síncope Harmônica, isto é, de estratégias organizacionais que se popularizaram no período do recorte escolhido. Os resultados coletados a partir da pesquisa experimental permitem observar que tanto no grupo de controle (músicos) quanto no grupo experimental (não-músicos) há consenso no reconhecimento das divergências métrico-harmônicas. A diferencia mais significativa entre os grupos é que os músicos têm ferramentas para interpretar as lógicas de construção, enquanto os não-músicos são mais imprecisos na explicação do fenômeno percebido. Na análise de repertório observa-se que há diferenças no uso da Síncope Harmônica nas três décadas que abrange o recorte e que estas mudanças oferecem dados consistentes das formas de conceber, perceber e interpretar a música. Esta investigação visa oferecer informação sobre a música, seu uso e a transformação dos paradigmas sonoros de nossa época. Os dados obtidos apontam, ao mesmo tempo, a fortalecer a compreensão do fenômeno composicional, da performance, da popularidade, do gosto musical e olhando mais profundamente, das forças humanas que constroem a música. Palavras-chave: Cognição. Dissonâncias perceptivas. Musica pop/mainstream. Harmonia. Estruturas métricas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work presents the concept of Harmonic Syncope, which refers to the perceptual results arising from the divergence between the phases of the metric structures underlying music and the phases of harmonic construction. In this sense, studies were carried out based on an outline that corresponds to the mainstream song model between 1950 and 1979. To support the formulated concepts, a bibliographic investigation was carried out on cognitive aspects of rhythm and metric perception, an analytical research of the repertoire registered in recordings and that was broadcast in the media, as well as an experimental research that would allow obtaining data to analyze the perception resulting from shifts between metric and harmonic phases. Within the experimental research, an experiment was carried out that aimed to analyze responses to a questionnaire after listening to three musical excerpts; and it was carried out with two groups, a control group, formed by musicians, and an experimental one made up of non-musicians. At the same time, 151 pieces of music from the chosen section were aurally analyzed in order to determine the occurrence of Harmonic Syncope. Due to the lack of pre-existing, functional and adequate analytical instruments for the categories considered here, it was necessary to create a script, protocols and original functional tools for the chosen model. The crossing of the information collected between the analyzes and the experiment allows us to confirm both the existence of Harmonic Syncope, that is, of organizational strategies that became popular during the chosen clipping period. The results collected from the experimental research allow us to observe that both in the control group (musicians) and in the experimental group (non-musicians) there is consensus in the recognition of metricharmonic divergences. The most significant difference between groups is that musicians have tools to interpret construction logics, while non-musicians are more inaccurate in explaining the perceived phenomenon. In the analysis of the repertoire, it is observed that there are differences in the use of the Harmonic Syncope in the three decades that covers the clipping and that these changes offer consistent data on the ways of conceiving, perceiving and interpreting music. This investigation aims to offer information about music, its use and the transformation of the sound paradigms of our time. The data obtained aim, at the same time, to strengthen the understanding of the compositional phenomenon, of the performance, of the popularity, of the musical taste and looking more deeply, of the human forces that build the music. Keywords: Cognition. Perceptual dissonances. Pop/mainstream music. Harmony. Metrical structures.-
Formato: dc.format165 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectHarmonia (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectMetrica e ritmo musical-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleSincope harmônica : um estudo analítico e perceptivo do repertório de música pop/mainstream entre 1950/79-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.