Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hoeller, Silvana Cassia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Iurk, Renata Ozório, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:11:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:11:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69479 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69479 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Silvana Cássia Hoeller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho buscou refletir o papel do Colégio Estadual do Campo Cubatão no enfrentamento ao agronegócio. A região que o colégio se encontra inserido é a maior produtora de banana do estado do Paraná. O primeiro momento deste trabalho foi reservado à pesquisa bibliográfica, para construção do referencial teórico. Em seguida passou-se para o momento de pesquisa de campo, onde a pesquisadora esteve durante um período de 4 anos inserido na comunidade e na escola, realizando os levantamentos de campo, acessando os documentos na escola. A partir da pesquisa ação, foram propostas intervenções na realidade escolar ao passo que se avançava na compreensão da escola e da comunidade. Buscou-se fazer um resumo da formação econômica do Brasil com o intuito de compreender por que a agricultura brasileira chegou atualmente no sistema que é praticada e sua relação com a agricultura existente no Cubatão. As intervenções na escola são descritas, bem como suas impressões ao pesquisador. Concluiu-se que é possível, a partir de intervenções no contexto escolar, iniciar um processo de enfrentamento ao capitalismo. O presente trabalho auxiliou também na compreensão de que a escola do campo possui um papel muito maior que o institucional referente à educação, mas sobre tudo possui o papel de transformar a sociedade, buscando justiça social. | - |
Formato: dc.format | 32 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banana - Cultivo - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura - Paraná - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | História econômica - Brasil | - |
Título: dc.title | Iniciativas de enfrentamento ao agronegócio no colégio estadual do campo Cubatão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: