Iniciativas de enfrentamento ao agronegócio no colégio estadual do campo Cubatão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHoeller, Silvana Cassia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorIurk, Renata Ozório, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69479-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Silvana Cássia Hoeller-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho buscou refletir o papel do Colégio Estadual do Campo Cubatão no enfrentamento ao agronegócio. A região que o colégio se encontra inserido é a maior produtora de banana do estado do Paraná. O primeiro momento deste trabalho foi reservado à pesquisa bibliográfica, para construção do referencial teórico. Em seguida passou-se para o momento de pesquisa de campo, onde a pesquisadora esteve durante um período de 4 anos inserido na comunidade e na escola, realizando os levantamentos de campo, acessando os documentos na escola. A partir da pesquisa ação, foram propostas intervenções na realidade escolar ao passo que se avançava na compreensão da escola e da comunidade. Buscou-se fazer um resumo da formação econômica do Brasil com o intuito de compreender por que a agricultura brasileira chegou atualmente no sistema que é praticada e sua relação com a agricultura existente no Cubatão. As intervenções na escola são descritas, bem como suas impressões ao pesquisador. Concluiu-se que é possível, a partir de intervenções no contexto escolar, iniciar um processo de enfrentamento ao capitalismo. O presente trabalho auxiliou também na compreensão de que a escola do campo possui um papel muito maior que o institucional referente à educação, mas sobre tudo possui o papel de transformar a sociedade, buscando justiça social.-
Formato: dc.format32 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBanana - Cultivo - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura - Paraná - História-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectHistória econômica - Brasil-
Título: dc.titleIniciativas de enfrentamento ao agronegócio no colégio estadual do campo Cubatão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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