Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Roberto Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Góes, Liz Meira, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:11:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:11:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69459 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Roberto G. Barbosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este artigo busca discutir a questão indígena, em especial sobre o povo guarani e a educação indígena a partir da experiencia da autora na Escola M'Bya Arandú localizada na Terra Indígena Araçaí, Município de Piraquara, Paraná. Temas como interculturalidade, resistência e educação descolonizadora fazem parte das reflexões aqui presentes. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao indigena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indios - Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas indígenas | - |
Título: dc.title | Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar : aprendizados a partir da escola M'bya Arandú | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: