Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Varella, Marcelo Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas, Lauriza Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:16:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:16:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69453 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Marcelo Varella | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é resultado de pesquisa realizada no Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas de Tibicanga, localizado na comunidade tradicional de pescadores artesanais de Tibicanga, no município de Guaraqueçaba-PR, os quais possuem características próprias de modo de vida, cultura e valores. O trabalho foi desenvolvido durante o curso de Especialização em Educação do Campo e Realidade Brasileira Segundo seus Pensadores. A pesquisa iniciou-se com a leitura dos documentos oficiais do Colégio, como o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense, com o objetivo de observar de que forma os documentos estão articulados com os princípios da Educação do Campo. A análise dos documentos oficiais faz-se importante na pesquisa, pois nestes documentos estão determinados o diagnóstico da comunidade, as diversas concepções, as metodologias, os projetos entre outros a serem desenvolvidos na instituição, para alcançar a formação humana. O colégio também atende crianças e adolescentes vindo de comunidades vizinhas e que as vezes enfrentam os mesmos desafios como a valorização da cultura e a resistência pela permanência no território. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesca artesanal - Guaraqueçaba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Guaraqueçaba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular - Paraná | - |
Título: dc.title | Análise do projeto político pedagógico do Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas de Tibicanga | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: