Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Adriano, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Maria Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Josivania de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:15:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:15:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69450 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Juliana Adriano | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Trata o presente artigo sobre a realidade do Centro Educacional Municipal Cultivando o Saber, uma escola do Campo localizada em um Assentamento da Reforma Agrária no município de Água Doce em Santa Catarina. A história da mesma tem suas raízes na antiga escola da fazenda que ali era estabelecida, ao tempo em que foi reabilitada a partir da luta desde o acampamento. Sua permanência na comunidade é garantida a partir da luta junto à comunidade escolar contra a política de fechamento de escolas do Campo que acontece pela nucleação e/ou com o encaminhamento dos Estudantes às escolas da cidade a partir do discurso de melhoria para a educação. Com a construção da escola via recurso de um Programa do Governo Federal, se realiza a inauguração do novo espaço em 2019. No que trata de registro legal a escola mantém o título de Escola Municipal Lajeado Bonito, e é com base na Educação do Campo (EdoC) que procura-se embasamento teórico interligado a práticas pedagógicas para que se avance nas conquistas desse espaço com a construção de um Projeto Político Pedagógico que atenda às suas especificidades. De modo que, além da permanência da escola no campo, existe uma pedagogia em disputa para que seja possível cumprir com seus objetivos e contribuir com a humanização daqueles que a ela e a EdoC estão envolvidos, os sujeitos camponeses. | - |
Formato: dc.format | 28 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invasão de terras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialismo agrário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos sem terra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma agraria - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
Título: dc.title | C. E. M Cultivando o Saber : significado da conquista e desafios existêntes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: