Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Henrique Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Ana Paula Gessi, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:17:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:17:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69377 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69377 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Henrique Oliveira da Silva | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil. Defesa : Curitiba, 08/04/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.106-117 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa propõe uma modelagem para a criação de cursos baseados em competência, que trata tanto aspectos didáticos quanto pedagógicos, para disseminar o conhecimento gerado por pesquisas científicas aos atores da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção. Além disso, a modelagem do curso aplicou princípios da Educação Aberta. O desenvolvimento da modelagem utilizou como metodologia a pesquisa-ação, que contou com a participação de professores e estudantes no processo de tomada de decisão para o seu desenvolvimento. O resultado consistiu em uma modelagem dividida em quatro etapas: definições iniciais, conteúdo, atividades e materiais complementares e validação. Com o intuito de validá-la, foi desenvolvido um Massive Open Online Course, de acordo com a modelagem proposta, de forma a valorizar o legado de um professor/pesquisador. Assim, o curso teve como propósito formar um aluno com habilidades, conhecimento e atitudes sobre o tema gestão Lean na construção civil. A validação contou com especialistas e alunos da graduação que participaram do curso e contribuíram para o resultado da pesquisa. A partir do curso desenvolvido, notou-se, a gestão do conhecimento gerado pelo professor ao longo da sua trajetória. Além disso, notou-se também, a partir de métricas e feedbacks dados pelos participantes do curso, o desenvolvimento dos indivíduos que finalizaram o curso e a aderência das competências estabelecidas sobre o tema. Palavras-chave: Educação em Engenharia. MOOC. Educação Aberta. Construção Civil. Gestão Lean. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research proposes a model for the creation of courses based on competence, which address didactic and pedagogical aspects, to disseminate the knowledge generated by scientific research to Architecture, Engineering and Construction industry actors. Its development used action research as methodology, which counted on the participation of professors and students in the process of decision taking for its development. The result consisted of a model divided by four steps: initial definitions, content, activities and supplementary materials, and validation. With the intent of validating it, a Massive Open Online Course was developed, according to the proposed modeling, in order to value the legacy of a professor/researcher. Thus, the course had as purpose train a student with abilities, knowledge and attitudes on Lean Management in Civil Construction. The validation counted on specialists and graduation students who attended the course and contributed to the result of the research. As of the course developed, the knowledge management generated by the professor along its trajectory was remarkable. In addition, it was observed, based on metrics and feedback given by the course participants, the development of the individuals who finished the course and the adherence of the established competences on the theme. Keywords: Engineering Education. MOOC. Open Education. Civil Construction. Lean Management. | - |
Formato: dc.format | 155 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino (Educaçao permanente) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção Civil | - |
Título: dc.title | Massive Open Online Course em gestão Lean na construção civil : modelagem didático-pedagógica baseada em competência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: