O esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Valdomiro de, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Luis Rogério de, 1970--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:17:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:17:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69373-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69373-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/08/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.107-119-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: O esporte é considerado um contexto social único e com inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de indicadores de desenvolvimento humano de jovens. Em um momento de instabilidades provocadas pela adolescência, o esporte pode ser um recurso para prevenir futuros problemas individuais e sociais. Além das intensas relações entre pares, a figura do professor/treinador pode ser fundamental para o desenvolvimento de um ambiente benéfico. Apesar da importância do papel do professor/treinador, poucos estudos buscam identificar os efeitos dos seus comportamentos psicopedagógicos sobre fatores associados ao desenvolvimento humano de jovens. Objetivo: Investigar os métodos de ensino e o perfil de liderança dos professores/treinadores e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humano de alunos/atletas de diferentes categorias, sexo e praticantes de diferentes modalidades esportivas coletivas. Materiais e métodos: Participaram 910 alunos/atletas (14,00 ?? 1,8 anos) e 57 professores/treinadores (45,57 ?? 7,25 anos) brasileiros, frequentando um programa de esportes de contraturno, em 37 escolas públicas, na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa que avaliou as metodologias de ensino e o perfil de liderança dos professores/treinadores e o seu desfecho no desenvolvimento positivo e na percepção subjetiva da tomada de decisão dos alunos/atletas. A regressão logística ordinal foi utilizada para verificar as associações independentes entre as variáveis sexo, categoria, modalidade, metodologia do professor/treinador, percepção dos professores/treinadores e percepção dos alunos/atletas com os tercis dos escores de cada característica de desenvolvimento positivo e da percepção de tomada de decisão. Razões de chances (RC) foram obtidas com intervalo de confiança de 95% (IC95%) adotando p<0,05. Resultados: O método de ensino sintético esteve positivamente associado às habilidades cognitivas (RC = 1,32, IC95% = 1,09 - 1,59), estabelecimento de metas (RC = 1,36; IC95% = 1,07 - 1,69) e compromisso com a aprendizagem decisional (RC = 1,21, IC95% = 1,01 - 1,49). Associações positivas também foram verificadas entre as percepções dos atletas sobre o perfil de liderança dos treinadores com: habilidades pessoais e sociais; habilidades cognitivas; estabelecimento de metas; iniciativa; competência decisional e compromisso com a aprendizagem. Adicionalmente, a percepção dos atletas sobre o comportamento autocrático dos treinadores esteve inversamente associada às habilidades pessoais e sociais (RC = 0,82, IC95% = 0,70 - 0,95) e estabelecimento de metas (RC = 0,81, IC95% = 0,69 - 0,94) e positivamente associada à ansiedade e medo ao decidir (RC = 1,34 IC95% = 1,11 - 1,62). Conclusão: Para o programa avaliado, os resultados sugerem a escolha do método sintético, combinado com um perfil de liderança democrático, motivador, socializador e que forneça instruções técnicas que reflitam em melhoras no desempenho esportivo. Palavras-chave: Métodos de ensino. Liderança. Desenvolvimento humano. Esportes de equipe. Jovens.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Introduction: Sports are considered a unique social context with numerous possibilities to develop indicators of human development of young people. In a time of instability caused by adolescence, sports can be a resource to prevent future individual and social problems. Besides the intense relationships between peers, the figure of the teacher/coach can be essential to develop a beneficial environment. Despite the relevance of the teacher/coach's role, few studies focus on identifying the impact of their psycho-pedagogical behaviors on factors related to human development of the young people. Objective: To investigate the teaching methods and leadership profile of teachers/coaches and its association with factors related to human development of young people from different categories, sex and types of collective sports. Materials and methods: The study involved 910 adolescents (14.00 ?? 1.8 years) and 57 physical education teachers (45.57 ?? 7.25 years), all of them Brazilians, who participated in an after-school sports program in 37 public schools, in the city of Curitiba, Paraná state. Data was collected through a survey that assessed the teaching methodology and the leadership profile of the teachers and its impact in the positive development and in the decision-making subjective perception of the young people. An ordinal logistic regression was used to verify the independent associations among the variables sex, category, type of sports, coach methodology, coaches' perception and athletes' perception with terciles scores for each characteristic of positive development and decision-making perception. Odds ratios (OR) were obtained with a 95% confidence interval (CI95%) adopting p<0.05. Results: The synthetic teaching method was positively associated with cognitive skills (OR=1.32, CI95%=1.09 - 1.59), goal setting (OR = 1.36; CI95%= 1.07 - 1.69) and commitment to decision-making learning (OR=1.21, CI95%=1.01 - 1.49). Positive associations were also verified in the athletes' perception of the leadership profile of coaches with: personal and social skills; cognitive skills; goal setting; initiative; decision-making competence and commitment to decisionmaking learning. Furthermore, the athletes' perception of the autocratic behavior of coaches was inversely associated with personal and social abilities (OR= 0.82, CI95%= 0.70 - 0.95) and setting of targets (OR= 0.81, CI95%= 0.69 - 0.94), and positively associated with anxiety and fear to make decisions (OR= 1.34 CI95%= 1.11 - 1.62). Conclusion: For the program evaluated, the results suggest the choice of the synthetic method, combined with a democratic, motivating, socializing leadership profile that provides technical instructions that reflect improvements in sports performance. Key words: Teaching methods. Leadership. Human development. Team sports. Young people.-
Formato: dc.format138 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes escolares-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectAtletas-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de aula - Liderança-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO esporte coletivo no contraturno das escolas públicas estaduais de Curitiba-PR : métodos de ensino, perfil de liderança do professor e suas relações com alguns fatores do desenvolvimento humanos de alunos/atletas-
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