O que abriga : a formação do acervo de arte do Museu Oscar Niemeyer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Artur, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Karoline Marianne, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69362-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Artur Correia de Freitas-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 28/08/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 173-184-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese analisa o processo de formação do acervo artístico do Museu Oscar Niemeyer, o MON de Curitiba, Paraná. Levando em consideração que este museu abriu suas portas em 2003 com um acervo já parcialmente constituído por meio da herança de outras instituições extintas, esta pesquisa tanto analisa as aquisições feitas pelo museu entre 2003 e 2016, como também investiga o processo de apropriação das coleções herdadas, a saber: os acervos do Banestado (1965-1998), do Museu de Arte do Paraná (1987-2001), do BADEP e do NovoMuseu (2002). O percurso investigativo deste trabalho se dá em três etapas que analisam três aspectos destas coleções: a primeira apresenta algumas narrativas da imprensa local que auxiliaram no estabelecimento de um imaginário local e/ou de uma memória coletiva dos museus, suas aberturas, exposições e acervos. A segunda analisa o contexto político, histórico e cultural em que se inseriam as instituições supracitadas, visando compreender o impacto que leis e políticas públicas culturais têm tido nas aquisições e doações de obras de arte para os acervos. Já a terceira etapa se foca nos contratos e fichas catalográficas das obras do acervo, possuindo caráter numérico e quantitativo, e traz dados comparativos importantes sobre os perfis institucionais de escolhas, desempenho e gestão. Este percurso nos permitiu aferir que o processo de formação do acervo do Museu Oscar Niemeyer não deu continuidade ao perfil dos seus acervos de origem, alterando o padrão de incorporações para uma tendência mais bidimensional e o uso do papel. Assim, apesar do discurso internacionalista e de inovação que anuncia, o MON possui um acervo tradicionalista no que diz respeito aos suportes e às coleções, como o desenho e a gravura. Já em relação à forma de ampliação do acervo, esta tese comprova que o MON não é exceção no Brasil, país em que incorporações por doações são quantitativamente muito superiores às aquisições, um modelo do qual o museu paranaense não destoa. Palavras-chave: Acervo museológico. Políticas públicas culturais. Gestão museológica. Museu Oscar Niemeyer. Museu de Arte do Paraná. Banestado.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis analyses the formation process of the art collection of the Oscar Niemeyer Museum, the Curitiba's MON, Paraná, Brazil. However, taking in consideration that this museum was opened in 2003 with a collection already partially constituted through the heritage of other extinct institutions, this research analyzes both the acquisitions made by the museum between 2003 and 2016, as well as investigates the process of appropriation of inherited collections: namely those of the Banestado State Bank (1965-1998), of the Paraná Art Museum (1987-2001), of the BADEP and of the NovoMuseu (2002). This investigative path takes place in three stages that analyses three different aspects of these collections: the first presents some narratives of the local media that helped to establish a local imaginary and a collective memory of these museums, its openings, exhibitions and collections. The second analyses the political, historical, and cultural contexts in which those institutions were, aiming to understand the impact that laws and cultural public politics had in the acquisitions and donations of art works to the collections. The third stage have a numerical and quantitative character, being focused on the contracts and the catalographic cards of the art works of the collection, and thus brings important comparative data about the institutional profiles of choices, performance, and management. This path allowed us to perceive and confirm that the formation process of the Oscar Niemeyer Museum collection did not give continuity to the profile of its collections of origin, having altered the pattern of incorporations to a more bidimensional and traditionalist tendency. So, despite the internationalist discourse, and the allegedly innovative character that the MON announces, in fact this museum have a traditionalist collection regarding the medium and the style of the collections, consisting mainly of drawings and prints. And in relation to the form of the collection enlargement, this thesis proves that the MON is not an exception in the Brazilian art context, since like most of Brazilian art institutions, the MON makes far more incorporations through donations than acquisitions. Keywords: Museum collections. Cultural public policies. Museology management. Oscar Niemeyer Museum. Paraná Art Museum. Banestado State Bank.-
Formato: dc.format184 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica e cultura-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleO que abriga : a formação do acervo de arte do Museu Oscar Niemeyer-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.