Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR

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Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago, 1942--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorWinchuar, Marcio José de Lima, 1986--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69341-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/06/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 221-232-
Descrição: dc.descriptionResumo: Tese desenvolvida na linha de pesquisa de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Apresenta como objeto de estudo as práticas de leitura no contexto das escolas multisseriadas do campo. Parte do princípio de que o trabalho com estudantes de diferentes idades em sala de aula pode ser um elemento potencializador do aprendizado da leitura em escolas e turmas multisseriadas, entretanto, determinantes de ordem cultural, social, político e econômico interferem no trabalho docente. Traz como objetivo geral analisar sob quais determinações as práticas de leitura vêm sendo construídas em escolas e turmas multisseriadas de Prudentópolis-Pr. Como objetivos específicos, busca explicitar aspectos históricos e legais referentes à organização das escolas multisseriadas em âmbito nacional; identificar concepções e práticas de leitura de professores atuantes em contextos mutisseriados; analisar as condições de produção em que ocorrem as práticas de leitura; evidenciar particularidades que constituem as práticas de leitura em escolas rurais multisseriadas de Prudentópolis-Pr. Privilegia uma perspectiva crítica de leitura por meio de autores que a concebem como uma prática social, política e humanizadora. Problematiza as escolas/turmas multisseriadas no contexto brasileiro, partindo de seu histórico e organização em um projeto de educação rural e assume a perspectiva emancipadora da Educação do Campo. A partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo, utiliza como instrumento de produção de dados o questionário semiestruturado, a entrevista e a observação das condições de produção da leitura em cinco escolas/turmas multisseriadas do município. Conta com a participação de dezesseis educadores e, por meio da Análise de Conteúdo, analisa e problematiza dados construídos na pesquisa. Identifica que as escolas/turmas multisseriadas de Prudentópolis-PR apresentam um modo particular de funcionamento, mas ao mesmo tempo espelham dificuldades e desafios de outras escolas do campo brasileiras. Por fim, evidencia a tese de que as práticas de leitura vêm sendo construídas a partir de determinações que fragilizam o trabalho efetivo com a leitura sob diversos aspectos, sejam culturais, sociais, políticos ou econômicos. Confirma a constatação inicial de que o trabalho com estudantes com diferentes anos e idades em uma mesma turma pode ser um elemento potencializador do aprendizado da leitura, entretanto, as condições de produção em que as práticas ocorrem promovem dificuldades que interferem no trabalho docente, potencializando algumas práticas e inviabilizando outras. Palavras-chave: Educação do Campo. Escola/turma multisseriada. Práticas de leitura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This is a thesis developed in the Culture, School and Educators' Education Processes research line. It aims at studying reading practices in the context of mixed grade rural schools. It is based on the principle that the work with students of different ages in the classroom might optimize reading learning in schools with mixed grade classes, however, cultural, social, political and economic factors impact the teachers' work. Its main objective is to analyze the aspects that build reading practices in schools and mixed grade classes in Prudentopolis - PR. Its specific objectives include to address historical and legal aspects related to the organization of mixed grade schools in the country; to identify reading conceptions and practices adopted by the teachers working with mixed grade classes; to analyze the conditions of production of reading practices; and to evidence particularities that constitute reading practices in rural mixed grade schools in Prudentopolis - PR. It privileges a critical perspective of reading put forward by authors that see reading as a social, political and humanizing practice. It questions mixed grade classes/schools in the Brazilian context, starting from its background and organization in a rural education project and adopts the emancipatory perspective of Field Education. From a bibliographic and field study, it collects data using a semi-structured questionnaire, interview and observation of the conditions of reading production in five mixed grade schools/classes in the municipality. The participants are sixteen teachers, and through the content analysis, it analyzes and problematizes the data gathered in the research. The results show that mixed grade schools/classes in Prudentopolis - PR have a particular way of functioning, and at the same time present the difficulties and challenges faced by other rural schools in Brazil. Finally, this thesis shows that reading practices have been built from determinations that weaken the effective work with reading under several aspects, either cultural, social, political or economic. It confirms the initial hypothesis that the work with students from different grades and of different ages in the same class might optimize reading learning, however, the conditions of production in which these practices occur also create difficulties that interfere with the teachers' work, optimizing some practices, but making others impossible. Keywords: Field education. Mixed grade school/class. Reading practices.-
Formato: dc.format242 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectInteresses na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePráticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR-
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