Professores em exercício : é possível educar na afetividade (ampliada) em tempos de desencanto?

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Autor(es): dc.contributorLoos-Sant'Ana, Helga, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Clésnia de, 1976--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69338-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69338-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a. Dra. Helga Loos-Sant’Ana-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 289-296-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral do estudo foi levantar parâmetros para o desenvolvimento de um "Professor Afetivamente Ampliado". Entende-se que as percepções do professor implicam diretamente em sua prática cotidiana, por isso realizou-se um levantamento dos indicadores de insatisfação relacionados à profissão docente junto a professores do Ensino Fundamental por meio de um instrumento denominado Diagnóstico Crítico da Realidade, o qual permitiu analisar os dizeres dos professores no tocante às dificuldades vivenciadas na prática cotidiana. Também, foram coletados dados referentes ao tipo de acompanhamento e orientação que tais professores percebem como eficazes, numa visão ampliada de si mesmos, de seus alunos e das suas ações na prática. Pretendeu-se explorar a temática levando-se em conta que os professores também são seres humanos em desenvolvimento, e por isso podem aprender a compreender melhor a si mesmos, seus alunos e suas próprias ações no contexto escolar, pensando-se num processo de Formação Docente Continuada. Participaram da pesquisa trinta professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Joinville, que atendem do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como base teórica os princípios do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA) e, para a análise dos dados e organização da intervenção, o Método Affectfullness (termo que significa 'plenitude do afeto'), constituindose assim uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em dois momentos, sendo o primeiro o Diagnóstico Crítico da Realidade, um questionário com questões semiestruturadas com a finalidade de detectar possíveis angústias que podem levar, gradativamente, ao desencanto com a profissão docente. Assim, para se chegar aos objetivos específicos da pesquisa, foi elaborado um quadro de análise com base em sete blocos organizadores e nas categorias que emergiram do discurso dos professores. O segundo momento foi constituído de uma proposta de intervenção, utilizando a técnica de grupo focal com os professores participantes, buscando estabelecer um diálogo e encaminhamentos de alternativas para lidar com os problemas levantados, de forma a amenizar as angústias decorrentes do trabalho no cotidiano escolar. Observou-se que o Método Affectfullness contribuiu para que os professores em exercício que participaram da pesquisa despertassem um olhar mais articulado e "afetivamente ampliado" sobre as dimensões abarcadas no cotidiano de seu trabalho. Os resultados mostraram que, após terem sido afetados pelas próprias reflexões proporcionadas pelo trabalho realizado, os mesmos foram também capazes de ampliar o olhar sobre si mesmos. Palavras-chave: Professor. Formação Continuada. Afetividade Ampliada. Dificuldades no Contexto Escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The general objective of this study was to collect parameters for the development of an "Affectively Expanded Teacher". It is assumed that the teacher's perceptions directly imply in their daily practice, that is why a survey around the dissatisfaction indicators related to the teaching profession was carried out with elementary school teachers by means of a Critical Diagnosis of Reality instrument which allowed the analysis of the teachers' statements regarding the difficulties experienced in daily practice. Also, data were collected regarding the type of monitoring and guidance that these teachers perceive as being effective, in a broader view of themselves, their students and their actions in practice. It is intended to explore the theme taking into consideration that teachers are human beings in development, and as a result, they can learn to better understand themselves, their students and their own actions in the school context, reflecting on a process of Continuing Teacher Education. A sample of thirty teachers who work in the Municipal Education System of Joinville and attend the Elementary School was proposed, having as theoretical basis the principles of the Theoretical System of Affectivity (STAA) and, for the analysis of the data and organization of the intervention, the Affectfullness Method (term that stands for 'fullness of affectivity'), thus constituting an empirical research with a qualitative approach. The study was carried out in two moments, the first being the Critical Diagnosis of Reality, a questionnaire with semistructured questions in order to detect possible anxieties that may gradually lead to disenchantment with the teaching profession. Thus, in order to arrive at the specific objectives of the research, an analysis table was elaborated based on seven organizing blocks and on the categories that emerged from the teachers' speech. The second moment consisted of an intervention proposal, operating the focus group technique with the participating teachers, pursuing to establish a dialogue and referrals for alternatives to deal with the problems raised, in order to alleviate the anxieties arising from work in the school routine. It was observed that the Affectfullness Method contributed for the teachers in exercise who participated in the research to awaken a more articulated and "affectively expanded" look at the dimensions covered in their daily work. The results showed that, after being affected by the reflections provided by the work performed, they were also able to broaden their view of themselves. Key words: Teacher. Continuing Professional Development for Teachers. Affectivity. Affectfullness. Challenges in the School Context.-
Formato: dc.format327 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleProfessores em exercício : é possível educar na afetividade (ampliada) em tempos de desencanto?-
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