Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Jean Carlos, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPluschkat, Patricia, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69337-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 195-197-
Descrição: dc.descriptionResumo: presente pesquisa integra os diálogos que vem se constituindo no Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagens e Teatralidades - EliTe, da Universidade Federal do Paraná, e tem como objetivo compreender os sentidos da prática artístico-pedagógica da linguagem do doutor-palhaço nas atividades do processo seletivo do grupo Especialistas da Alegria, que atua com palhaçosvoluntários no Hospital Erasto Gaertner há seis anos. A pesquisadora, também palhaça, faz parte do grupo há quatro anos. O Especialistas da Alegria é formado, em sua maioria, por sujeitos que não estão inseridos profissionalmente na esfera artística, mas que dialogam com a mesma através da linguagem do palhaço. Percebeu-se uma lacuna em relação a estudos teóricos e práticos da arte da palhaçaria dentro do grupo - o que implicava na dificuldade da construção do palhaço - e, com isso, a necessidade de desenvolver estes estudos partindo do princípio que a figura do palhaço, mesmo em uma esfera não artística como hospitais, é semelhante à atuante em circos, ruas e teatros, mas, altera seu estado a partir do seu cronotopo. Em 2018, iniciou-se um processo seletivo para novos palhaços e o grupo desenvolveu cinco etapas de estudos como dispositivos para que os integrantes, no decorrer do processo, pudessem construir o palhaço que existe em cada um deles. São: 1. Que palhaçada é essa? - apresentação do grupo e a primeira oficina de palhaçaria; 2. Observalhaço - visitas ao hospital para observar a atuação dos palhaços integrantes do grupo; 3. Estudalhaço - estudos com a temática hospitalar e sobre a arte do palhaço; 4. Metendo o nariz onde é chamado - segunda oficina de palhaçaria e improviso experimentando a atuação do palhaço nas ruas de Curitiba; 5. Nariz em treinamento - atuações dos novos palhaços, junto aos já voluntários, no hospital. O corpus da pesquisa é constituído pelos discursos verbo-visuais produzidos por esses sujeitos no decorrer de todo processo. O trabalho está ancorado na perspectiva teórica de Bakhtin e o Círculo e os resultados da análise apontam para: a. A desconstrução do sujeito para a construção do palhaço, b. A alteridade do palhaço constituído a partir do sujeito, da sua relação com o outro e da esfera em que ele está presente, c. A linguagem do doutor-palhaço enquanto arte atuando em esfera não artística. Assim, é possível dialogar com as concepções bakhtinianas de exotopia, alteridade, cronotopo, responsabilidade e responsividade. Palavras-chave: Palhaçaria; Bakhtin; Palhaço de Hospital.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study integrates de debates that take place in the Laboratory of Studies in Performative Education, Languages and Theatricality of the Federal University of Paraná, and wants to understand the meanings of the artistic-pedagogical practices of the clowndoctor in the selection process for the group Especialistas da Alegria, that has been performing with volunteer clowns at the Erasto Gaertner Hospital for six years. The researcher, also a clown, has been part of the group for four years. The group Especialistas da Alegria is composed, in its majority, by individuals that aren't professionally inserted in the artistic sphere but interact with it by the means of the clown language. We noticed a gap between the theoretical and practical studies of the clown art inside the group - which reflected on difficulties in the construction of the clown - and thus the necessity of developing these studies assuming that the clown figure, even in non artistic spheres as hospitals, is similar to the clowns that act in circuses, streets and theaters, but they change their state based on their chronotope. In 2018 there was a selection process for new clowns and the group developed five stages of study as means for the integrants to be able to construct the clown inside each one during the process. The stages were: 1. Que palhaçada é essa? (What kind of clownery is this?) - group presentation and first clownery workshop; 2. Observalhaço (Clownbservation) - hospital visitation to observe the practice of the clowns from the group; 3. Estudalhaço (Clownstudy) - studies on hospital and clownery topics; 4. Metendo o nariz onde é chamado (Sticking one's nose in one's affair) - second clownery workshop and experimental improvisation in Curitiba's streets; 5. Nariz em treinamento (Nosework) - new clown's practice in the hospital with older volunteers. The research corpus consists of verbal and visual discourses stated by the individuals throughout the process. This essay is based on Bakhtin Circle and the results highlight: a. The individual deconstruction in order to construct the clown, b. The alterity of the clown, constituted from the individual, from their connection with the other and the sphere where they are, c. The language of the clown-doctor such as art acting in a non-artistical sphere. Therefore it is possible to dialogue with the bakhtinian concepts of exotopy, alterity, chronotope, responsibility and responsivety. Key words: clownery; Bakhtin; Hospital clown-
Formato: dc.format204 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHospitais-
Palavras-chave: dc.subjectVoluntários-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleComo soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.