Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Gláucia da Silva, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRosa, Gisele Schneider, 1980--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69327-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Glaucia da Silva Brito-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/07/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 106-113-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa de levantamento com o mesmo objeto, na qual observou-se a necessidade de produzir conhecimento sobre o professor pedagogo e seu trabalho de articulação para integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) à prática pedagógica dos professores. O problema de pesquisa foi então elaborado: Quais práticas pedagógicas os professores pedagogos desenvolvem nas suas escolas a partir da realização de formação continuada sobre tecnologias na educação? Para responder a essa pergunta propôs-se como objetivo geral revelar as práticas pedagógicas que os professores pedagogos desenvolvem nas suas escolas a partir da realização de formação continuada sobre tecnologias na educação. Para essa pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o questionário on-line e entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa são professores pedagogos que realizaram cursos de formação continuada em tecnologias na educação e que atuam em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino do Paraná que ofertam Ensino Médio, no município de Curitiba, e que participaram da formação do Projeto CONECTADOS nos anos de 2015 e 2016. Seis professores pedagogos participaram desta pesquisa respondendo ao questionário on-line, dentre os quais dois participaram também das entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos com o questionário on-line foram organizados em planilha digital e possibilitaram caracterizar os sujeitos da pesquisa. Para analisar os dados das entrevistas foi desenvolvida análise interpretativa descritiva de abordagem qualitativa. A fundamentação teórica da pesquisa abrange questões da cibercultura (LÉVY, 2010), da prática pedagógica na cibercultura (SANTOS, 2019), do professor pedagogo (LIBÂNEO, 2010, 2013; PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2015), da formação continuada (GATTI et al., 2019; MARCELO GARCÍA, 1999) e da formação continuada em tecnologias na educação (BELLONI, 2003). Os resultados desta pesquisa fundamentam-se nos dados obtidos com as respostas dos participantes, as quais revelaram que os professores pedagogos desenvolvem conhecimentos nos processos formativos e os utilizam para mediar a prática pedagógica dos professores, formá-los em serviço, além de contribuir para a organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelos próprios professores pedagogos, ainda que estes encontrem dificuldades para a efetivação de suas práticas. As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos entrevistados são a mediação pedagógica da prática docente, a formação continuada dos professores e a organização do trabalho pedagógico. Essas práticas visam articular o trabalho pedagógico, o qual tem como cerne sugerir encaminhamentos metodológicos mais apropriados para assegurar a aprendizagem significativa dos alunos em tempos de cibercultura. Reafirma-se com esta pesquisa a importância da formação continuada em tecnologias na educação que considere a especificidade do trabalho do professor pedagogo, uma vez que é ele quem vai articular estratégias e metodologias de ensino diferenciadas considerando possibilidades e potencialidades pedagógicas das TDIC no cenário cibercultural. Palavras-chave: Professor pedagogo. Formação continuada em tecnologias na educação. Tecnologias digitais de informação e comunicação. Cibercultura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The current study has as it's theme the educators and their continuing formation in "technologies for education", which has emerged from the professional experiences of the researcher added to the results of a survey about this topic, in which it was observed the need of knowledge production about the educator and it's articulated work to include digital technologies of information and communication (DTIC) to the teaching routine. The research problem was then elaborated: Which teaching practices do the educators develop in their schools from the accomplishment of the continuing formation about technologies for education? To answer this question, it was suggested as a main purpose to reveal the teaching practices that educators develop in theirs schools from the accomplishment of the continuing formation about technologies for education. For this qualitative and exploratory research, data collection from an on-line questionnaire and from a semi structured interview were used. The participants of this research are educators that have accomplished the courses of continued formation about technologies for education and work in the public schools with high school levels in Curitiba municipality, belonging to the public state of Paraná Education, participating in the project CONECTADOS in the years of 2015 and 2016. Six educators took part in this research answering the on-line questionnaire, and two of them participated in the semi structured interview. The obtained data from the on-line questionnaire was organized in a digital spreadsheet and it allowed to characterize the subjects of this research. To analyze the interview data, it was developed an interpretative and descriptive analysis from the quantitative approach. The theoretical ground of this research embraces the cyberculture issues (LÉVY, 2010), the teaching practices in cyberculture (SANTOS, 2019), the Educator (LIBÂNEO, 2010, 2013; PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2015), from continuing formation (GATTI et al., 2019; MARCELO GARCÍA, 1999) and from the continuing formation in technologies for education (BELLONI, 2003). The results of this research are based on the answers collected from the participants, which revealed that educators develop knowledge in the formation process, which are used to mediate their teaching practices, to train them in work hours, besides contribute for the pedagogical work organization developed by the educators, even encountering difficulties for the realization of their practices. The pedagogical practices developed by the interviewed ones are the pedagogical mediation of the teaching practices, the teacher's continuing formation and organization of the pedagogical work. These practices aim to articulate the pedagogical work, which main goal is to suggest more appropriate methodological forwarding in order to assure a significant learning from the students in cyberculture times. With this research it's reassured the importance of the continuing formation in technologies for education that consider the specificity of the educator's work since are them who are going to articulate the different strategies and methodologies considering possibilities and pedagogical potentials of the digital technologies of information and communication (DTIC) in the cybercultural scenario. Keywords: Educator. Continuing formation in technologies for education. Digital technologies of information and communication. Cyberculture.-
Formato: dc.format135 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFormação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.