Donna di volto terribile : a alegoria da América e repertórios imagéticos do Renascimento

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Autor(es): dc.contributorDoré, Andréa Carla, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorDegger, Brenda Yasmin, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69325-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Andréa Doré-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 28/07/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 135-141-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação tem como tema as personificações da América produzidas durante os séculos XVI e XVII. Apresentam-se os resultados da análise e interpretação das representações da América em relação às imagens das partes do mundo, especificamente África, Ásia e Europa, como mulheres que, em conjunto com uma série de elementos distintivos, caracterizavam os continentes em mapas, frontispícios, tapeçarias e porcelanas. A fonte principal de pesquisa é o livro de emblemas intitulado Iconologia, de Cesare Ripa que teve, em sua segunda edição publicada em Roma em 1603, a adição de gravuras e a inclusão de emblemas para as quatro partes do mundo. Esse livro foi um dos primeiros modelos para representações antropomórficas dos continentes e inspirou produções artísticas posteriores. Para melhor compreender as especificidades dos livros de emblemas no Renascimento, o primeiro capítulo é dedicado à discussão acadêmica sobre o gênero. O segundo capítulo aborda as personificações da América e suas possíveis influências, com destaque para a mitologia clássica devido às semelhanças entre representações do Novo Mundo, da deusa Ártemis e das amazonas. Por fim, o terceiro capítulo coloca as representações da América em perspectiva ao contrastá-las com as da África, Ásia e Europa. Os objetivos da pesquisa foram compreender a criação das alegorias dos continentes de Cesare Ripa na Iconologia de modo a elencar os elementos atribuídos, discernir fontes prováveis para tais representações e comparar diferentes edições do livro e obras contemporâneas. O desenvolvimento da dissertação teve como ponto de partida a ideia de que as alegorias dos continentes expressam mais sobre a sociedade que as produziu que sobre a sociedade que pretende representar. Palavras-chave: alegorias dos continentes; Cesare Ripa; Renascimento.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present thesis' theme is the personifications of America produced during 16th and 17th centuries. I present the results of the analysis and interpretation of the representations of America in relation to images from the parts of the world, specifically Africa, Asia and Europe, as women who, together with a series of distinctive elements, characterized the continents in maps, frontispieces, tapestries and porcelain. The main source of research was the emblem book entitled Iconologia by Cesare Ripa, which, in its second edition published in Rome in 1603, added engravings and included emblems for the four parts of the world. This book was one of the first models for anthropomorphic representations of the continents and inspired later artistic productions. To better understand the specifics of emblem books in the Renaissance, the first chapter is dedicated to academic discussion of the genre. The second chapter deals with the personifications of America and their possible influences, with emphasis on classical mythology due to the similarities between representations of the New World, the goddess Artemis and the Amazons. Finally, the third chapter puts the representations of America in perspective by contrasting them with those of Africa, Asia and Europe. The aim of the research was to understand the creation of the allegories of the continents by Cesare Ripa in the Iconologia in order to list the elements attributed, to discern probable sources for such representations and to compare different editions of the book and contemporary works. The development of the thesis had as its starting point the idea that the allegories of the continents express more about the society that produced them than about the society that it intends to represent. Keywords: allegories of the continents; Cesare Ripa; Renaissance.-
Formato: dc.format141 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleDonna di volto terribile : a alegoria da América e repertórios imagéticos do Renascimento-
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