O método Montessori-Lubienska no Colégio Sion, Curitiba (1956-1969) : entre táticas e estratégicas

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Luciana Aparecida, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69324-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/07/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 143-150-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho busca a identificação de táticas e estratégias empregadas no processo de implantação do método montessori-lubienska no Colégio Sion de Curitiba, entre 1956 e 1959. A construção desta narrativa historiográfica apresenta como eixo teórico articulador o historiador francês Michel de Certeau, com seus conceitos de lugar, de estratégia e de tática, a partir do entrecruzar de fontes de tipologia diversa coletadas nos arquivos do Colégio e em instâncias externas; e do diálogo com publicações acadêmicas que abordam os temas e o contexto, no âmbito nacional e paranaense. Os resultados da pesquisa evidenciam que sob atmosfera marcada no Paraná por iniciativas anteriores relacionadas ao método Montessori, a opção e as iniciativas católicas pelo método montessori-lubienska como saída para o embate entre católicos e renovadores, aliadas à formação que Soeur Maria Cristina recebera de Lubienska na França, permitiram que as irmãs de Curitiba por meio de golpes de astúcia organizassem táticas para garantir o método montessori-lubienska como estratégia a partir do Colégio Sion. Palavras-chave: Montessori, Lubienska, Escola Nova, Colégio Sion, montessorilubienska.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation seeks to identify tactics and strategies used in the process of implementing the montessori-lubienska method at Colégio Sion in Curitiba, between 1956 and 1959. The construction of this historiographic narrative presents the french theoretical Michel de Certeau as an articulating theoretical axis, with its concepts of place, strategy and tactics, from the intersection of sources of different types collected in the archives of the College and in external instances; and dialogue with academic publications that address the themes and the context, at the Brasil and state of Paraná. The research results show that under an atmosphere marked in Paraná by previous initiatives related to the Montessori method, the Catholic option and initiatives by the montessori-lubienska method as a way out of the clash between Catholics and renovators, combined with the training that Soeur Maria Cristina had received from Lubienska in France, they allowed the sisters of Curitiba by means of cunning strokes to organize tactics to guarantee the montessori-lubienska method as a strategy from Colégio Sion. Keywords: Montessori, Lubienska, Active pedagogy, Sion School, montessorilubienska.-
Formato: dc.format156 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMontessori, Metodo de educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas religiosas-
Palavras-chave: dc.subjectEscola nova-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO método Montessori-Lubienska no Colégio Sion, Curitiba (1956-1969) : entre táticas e estratégicas-
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