Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Jane Mendes, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Antônia Juliana Mesquita, 1989- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:11:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:11:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69290 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Jane Mendes F. Fernandes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 17/04/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 75-83 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A sociedade líquida moderna possui entre suas principais características a transitoriedade e a instabilidade, as quais ocasionaram mudanças significativas nos relacionamentos interpessoais, nas organizações, assim como na ascensão e declínio de algumas categorias ocupacionais. Uma profissão emergente, que vem ganhando visibilidade e mercado no Brasil é a profissão coach, situação. Apesar da expansão desta profissão no país não há legislação que delibere sobre as funções que podem ser exercidas pelo coaches, assim como uma entidade que arbitre sobre as atividades vetadas a estes profissionais. Diante da precariedade de referências éticas na profissão, propõe-se compreender como se constitui a identidade profissional dos coaches no Brasil a partir da ótica líquida moderna e dos elementos que sustentam esta profissão. No que se refere aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa interpretativista balizada pelo paradigma líquido moderno proposto por Zygmund Bauman. A estratégia utilizada foi o estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa foram 11 coaches que realizaram a formação em coach no Brasil e que estão atuando no mercado. A coleta de dados e a investigação técnica, se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e através da análise de documentos, vídeos e conteúdos institucionais de 3 empresas que promovem a formação em coach. Os dados provenientes das entrevistas foram transcritos e codificados a partir de ciclos de categorização, os quais nortearam a análise dos dados para que fosse possível realizar a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os coaches apesar de se autointitularem como profissionais que têm como missão de vida ajudar outras pessoas, os coaches não percebem que contribuem para práticas que promovem os ideais individualistas característicos da modernidade líquida. O estudo apontou o profissional coach como mais uma figura que reforça, por meio do uso das ferramentas do coaching, a obrigatoriedade do sujeito em obter sucesso e ser feliz. Os achados também mostram que o próprio coach, ainda que tenha boas intenções, não percebem as pressões as quais submetem seus clientes e possuem menor clareza ainda sobre situação em que se encontram, a qual estão sendo alienados e, por conseguinte, alienando quem busca por seus serviços seja em atendimentos individuais ou através de intervenções em organizações. Palavras-chave: Coaching. Profissão Coach. Identidade profissional. Modernidade líquida. Mercado de Esperança. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The liquid modern society is characterized by its transience and instability, which caused significative changes to interpersonal relationships and organizations, just as to the ascension and decline of some occupational categories. Coaching is an emerging profession that has been gaining visibility in Brazil. Despite its emerging expansion, there is no legislation regarding the functions allowed to be exercised by coaches. Farther, there is no entity that regulates which activities these professionals are not allowed. In the face of precarious ethical references, it is proposed to understand what constitutes the professional identity of coaches in Brazil through the liquid modernity lens and the elements defending this profession. Regarding the methodological procedures, it is an interpretivist research, guided by the liquid modernity paradigm proposed by Zygmunt Bauman. As research strategy, the interpretative case study has been employed. The subjects of the research were 11 Brazilian coaches who graduated as coaches in Brazil and are currently active in the market. The research and data collection were conducted through semi structured interviews and analyses of documents, videos and institutional contents of 3 companies promoting the training of coaches. The resulting data were, then, transcribed and coded from cycles of categorization, which the data analyses were based on and allowed for the content analyzes to be done. Results indicate that, despite coaches are self-described as professionals whose life mission is to aid other people, they fail to perceive their contribution as individualistic promoting practices, characteristic of the liquid modernity. This study also regarded a coach as a figure that reinforces, through coaching tools, the obligatoriness of the subject to obtain success and to be happy. The findings also indicate that the coach itself, albeit guided by good intentions, fail to realize the pressure to which they submit their clients under. They appear to have poor clarity of the situation in which they find themselves alienated, and, consequently, alienating those who seek their services, be it from individual sessions or through intervention in organizations. Keywords: Coaching. Professional Coach. Professional Identity. Liquid Modernity. Market of hope. | - |
Formato: dc.format | 99 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessoria pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Título: dc.title | Mercado de esperança : uma análise da construção da identidade profissional de coaches no Brasil sob a ótica da modernidade líquida | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: