Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais : em busca do brincar

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Autor(es): dc.contributorZimer, Tania Teresinha Bruns-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSilva, Tamyris Caroline da, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:12:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:12:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69277-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tania Teresinha Bruns Zimer-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 17/06/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 189-196-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho é relativo à uma investigação de natureza qualitativa sobre a percepção do brincar em aulas de Matemática de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participaram de um curso de formação continuada, cuja análise focou nas conceitualizações em relação à formação continuada e o brincar em aulas de Matemática. O objetivo investigativo principal do trabalho foi investigar, a partir de um curso de formação continuada, as concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o brincar em aulas de Matemática. Para tanto, considerou-se os estudos do desenvolvimento profissional de professores de García (1999) como orientador na estruturação do trabalho de campo e noção de jogos e brincadeiras de Muniz (2016) como fio condutor para a análise das informações construídas no campo de pesquisa. A produção de informações foram obtidas fundamentadas em González Rey (2017), por meio do diário de campo, que contemplou informações referentes às observações realizadas em um curso de formação continuada - Integrando Saberes - propiciado pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, bem como por meio de entrevistas inspiradas em conversações estabelecidas com professoras participantes do curso investigado e com profissionais envolvidas no processo de construção e desenvolvimento do curso. Dessa maneira, utilizou-se registros escritos e pictórico como mecanismo de motivação, os quais auxiliaram durante o diálogo com as entrevistadas. Para análise das informações obtidas, desenvolveu-se o estudo da fala de três professoras - 1Pf24-4, 2Pf15-1 e 3Pf23-1 - sendo que as duas primeiras docentes evidenciaram certa conceitualização de formação continuada de professores que ensinam Matemática em relação à mudança, após terem experienciado mudanças em suas aulas com a implementação de jogos e brincadeiras quando incentivadas pelo curso de formação continuada realizado. Já 3Pf23-1, apresentou uma percepção de uma formação continuada referente à atualização, devido a sua percepção de que o ensino tradicional não estava alcançando as crianças com efetividade, motivo pelo qual a levou a buscar o curso Integrando Saberes para inovar em suas aulas de Matemática, incorporando os jogos e as brincadeiras. Entre os resultados obtidos com as análises, constatou-se que as professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental buscaram desvincular-se de suas próprias experiências com a escolarização e procuraram o curso de formação continuada como meio de mudar e inovar suas práticas de sala de aula, inserindo elementos de jogos e brincadeiras. Evidenciou-se, também, a importância da concepção do brincar estar fundamentada tanto por parte da Secretaria Municipal de Educação quanto por formadores do curso de formação continuada, pois as professoras que participaram do curso de formação reconheceram a importância do brincar em aulas de Matemática, porém demonstraram certa discrepância de fundamentação teórica da concepção do brincar, tornando os termos jogos e brincadeiras indissociáveis entre si. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Curso. Brincar. Aulas de Matemática. Anos iniciais do Ensino Fundamental.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study refers to a qualitative investigation of the perception of playing in Math classes of teachers from the early years of Elementary School who participated in a continuing education course, whose analysis focused on conceptualizations in relation to continuing education and playing in Math classes. The main investigative aim of this study was to look into the conceptions that teachers of the early years of Elementary School who were taking part in a continuing education course had about playing in Math classes. For that, García's (1999) studies of the professional development of teachers were considered as a guide in the structuring of fieldwork and Muniz's (2016) concept of games and fun activities was regarded as the guiding thread for the analysis of information constructed in the research field. The production of information was obtained based on González Rey (2017) through the field journal, which included information regarding the observations made in a continuing education course - Integrando Saberes - provided by the Municipal Education Department of Curitiba, as well as through interviews inspired by conversations established with teachers participating in the investigated course and professionals involved in the process of building and developing the course. Thus, written and pictorial records were used as a motivation mechanism, which helped during the dialogue with the interviewees. To analyze the information obtained, the study of three teachers' reports - 1Pf24-4, 2Pf15-1 and 3Pf23-1 - was developed, with the first two teachers showing a certain conceptualization of continuing education of teachers who teach Math related to the change - after having experienced a shift in their classes with the implementation of games and fun activities when encouraged by the continuing education course that was held. 3Pf23-1, on the other hand, presented a perception of continuing education related to updating, due to her perception that traditional teaching was not reaching children effectively, which is what led her to seek the Integrando Saberes course: to bring innovation to her Math classes by incorporating games and fun activities. Among the results obtained with the analysis, it was found that teachers who teach Math in the early years of elementary school sought to disconnect from their own experiences with schooling and pursued the continuing education course as a means of changing and innovating their classroom practices, introducing elements of games and fun activities. The importance of the concept of playing being grounded both by the Municipal Department of Education and by trainers of the continuing education course was evident, because the teachers who participated in the training course recognized the importance of playing in Math classes. However, they demonstrated a certain discrepancy in the theoretical foundation of the concept of playing, making the terms games and fun activities inseparable from each other. Keywords: continuing education for teachers, course, play, games, Math classes, early years of Elementary School-
Formato: dc.format205 p. : il. (algumas color).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleFormação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais : em busca do brincar-
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