Cultura e representações do livro didático de língua inglesa do PNLD

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFogaça, Francisco Carlos, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gisele dos Santos da, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69274-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69274-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de CIências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 185-190-
Descrição: dc.descriptionResumo: No contexto de ensino público brasileiro, nos últimos anos, a língua inglesa tem se destacado como a disciplina de Língua Estrangeira obrigatória no currículo nacional. Além disso, desde 2011, com o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o livro didático tornou-se um dos principais recursos didáticos nas escolas públicas quando as disciplinas de Línguas Estrangeiras (inglês e espanhol) passaram a receber o livro destinado ao Ensino Fundamental - Anos Finais e para o Ensino Médio. Posto isso, esta pesquisa tem por objetivo investigar possíveis representações culturais encontradas em uma das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2017 destinadas à disciplina de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental: Way to English for Brazilian Learners, de Claudio Franco e Kátia Tavares. Consoante, busco compreender qual é a concepção de língua e a de cultura que embasa a coleção, bem como a abordagem de ensino adotada nesse escopo. Sendo assim, neste estudo, adoto a acepção de língua como discurso em consonância com a noção de língua como cultura proposta por Kramsch (1993, 1998, 2016). Além disso, revisito alguns conceitos atribuídos ao termo cultura, sendo o conceito pós-moderno aquele que dialoga com o cenário da pesquisa, baseado principalmente nas reflexões de Bhabha (2013) e Hall (2006, 2013, 2016). Para dar suporte a teoria das representações culturais, trago entendimentos sobre o tema de Moscovici (2009) e de Hall (2016). Como o escopo da pesquisa é o livro didático, alguns apontamentos sobre o entendimento de livro didático para o ensino de inglês são retomados, como os de McKay (2012), Gray (2016) e Tilio (2008). Já que o estudo parte de uma política pública educacional que é o PNLD, faço ponderações sobre a maneira que os principais documentos norteadores da educação brasileira, como os PCNs e o próprio PNLD, concebem a ideia de língua, de cultura e de ensino-aprendizagem de línguas. Sendo esta uma pesquisa voltada para a interpretação do fenômeno representacional atrelado à língua inglesa, adoto uma abordagem metodológica qualitativo-interpretativista, analisando os textos (verbais e não verbais) que compõem a coleção. Por fim, esta investigação permitiu trazer um olhar crítico sobre como a cultura no ensino de inglês ainda aparece atrelada à cultura de países pertencentes ao eixo Estados Unidos e Reino Unido, mesmo nos livros didáticos que procuram trazer uma abordagem intercultural. Além disso, com a pesquisa foi possível confirmar o papel importante do livro didático no ensino público brasileiro em meio às políticas educacionais do país, servindo não apenas como material de apoio, mas como principal referência sobre a cultura e a língua aprendida para alunos e professores. Palavras-chave: Língua inglesa. Representações culturais. Abordagens de ensino. Livro didático. PNLD.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the Brazilian public education context, in recent years, the English language has been highlighted as the required Foreign Language subject in the national curriculum. In addition, since 2011, with the National Textbook Plan (PNLD), the textbook has become one of the main didactic resources in public schools when the Foreign Languages subjects (English and Spanish) started to receive the textbook for teaching Middle School and for High School. Thus, this research aims to investigate possible cultural representations pointed out in one of the didactics collections approved by PNLD 2017. This collection is called Way to English for Brazilian Learners, by Claudio Franco and Kátia Tavares and it was planned to the English teaching at Middle School. Also, I attempt to understand the conception of language and culture that supports the collection as well as the teaching approach adopted in this scope. Therefore, in this study, I adopt the Bakhtinian meaning of language as a discourse in line with the notion of language as culture proposed by Kramsch (1993, 1998, 2016). In addition, I revisit some concepts attributed to the term culture, with the postmodern concept being one that dialogues with this research scenario, based mainly on the thoughts of Bhabha (2013) and Hall (2006, 2013, 2016). Thus, considering that this thesis focuses on the representations of the textbook, I bring interpretations linked to social and cultural representations, based on the contributions of Moscovici (2009) and Hall (2016). As the scope of the research is the textbook, some notes on the understanding of textbooks for English teaching are taken up, such as those of McKay (2012), Gray (2016) and Tilio (2008). Furthermore, once the study is based on an educational public policy, the PNLD, I observe how the main documents guiding Brazilian education, such as the PCNs and the PNLD, conceive the idea of language, culture, language learning and teaching. Since it is a study that is focused on the interpretation of the representational phenomenon related to English, I use a qualitative-interpretive methodological approach, analyzing the texts (verbal and non-verbal) that compose the collection. Finally, this investigation allows us to bring a critical look at how culture in the English teaching still appears linked to the culture of countries from the United States and United Kingdom axis, even in textbooks which bring an intercultural approach. Furthermore, with this research it was possible to confirm the importance of textbooks' role in Brazilian public education amidst the country's educational policies, serving not only as support material, but as the main reference on culture and the language learned for students and teachers. Keywords: English language. Cultural representations. Educational perspective. Textbook. PNLD.-
Formato: dc.format195 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didaticos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleCultura e representações do livro didático de língua inglesa do PNLD-
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