O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuerra Hernandez, Héctor, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Julia Maria Fernanda Machado, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69232-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69232-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Hector R. G. Hernandez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 26/08/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 155-168-
Descrição: dc.descriptionResumo: Buscando fazer do ambiente escolar um espaço de ressignificação e da construção de novas concepções e saberes, sobretudo, no ensino de História, ainda bastante arraigado em concepções eurocêntricas, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um material paradidático com a finalidade de complementar o ensino de História do Brasil de forma transversal. Esse material está disponibilizado em uma plataforma virtual, sendo indicado ao Ensino Médio regular e presencial. Assim, visando ampliar os conhecimentos sobre a trajetória da população negra na primeira metade do século XX e também desenvolver a capacidade técnica dos estudantes para consultar fontes históricas, utilizou-se o jornal "Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro" cujos dez números, foram editados sob a direção de Abdias do Nascimento entre 1948 e 1950. O jornal se apresenta como rica fonte de estudo, pois é um marco dentro da segunda fase do movimento negro brasileiro, divisão proposta por Petrônio Domingues. Debatendo sobre a condição da população negra na época e divulgando pautas e eventos da agenda da comunidade negra, o jornal retratou atrizes, dançarinas, cantoras, pintoras, educadoras, empregadas domésticas, meninas e candidatas em concursos de beleza negra. Realizando um recorte sobre a produção intelectual feminina presente nas colunas e as representações iconográficas da mulher negra no periódico, questiona-se: como a atuação do movimento negro no Brasil até a primeira metade do século XX contribuiu para o processo não só de integração social, mas também emancipatório da população negra brasileira, especificamente a feminina? A que medida o jornal "Quilombo" colaborou para a construção positiva de uma imagem e identidade da mulher negra? Para isso, a dissertação se pautou em pesquisas bibliográficas e uso de fontes históricas. Partindo de pressupostos sintetizados por autores que discutem sobre a trajetória do movimento negro brasileiro, gênero, raça e identidade, buscouse compreender os contextos que levaram a necessidade da criação das frentes do movimento negro no Brasil e de uma imprensa específica, voltada para as necessidades da população negra, salientando a inserção do jornal "Quilombo" no ambiente político e cultural de mobilização antirracista, entre o final da década de 1940 e início de 1950. Do mesmo modo, verificou-se em que medida o jornal "Quilombo" possibilitou a construção positiva da imagem e da identidade da mulher negra, no período de publicação do periódico. Como resultado, a pesquisa culminou em um material na plataforma Moodle, que aborda sobre os processos identitários em um período marcado pelo mito da democracia racial, enfatizando a atuação do movimento e do feminismo negro. Com isso, espera-se propiciar a intensificação do diálogo entre os estudantes e docentes para além da sala de aula; estimular a autonomia e a reflexão crítica; e ampliar o repertório sobre a população negra brasileira. Palavras-chave: Ensino de História. Jornal Quilombo. Identidade. Mulher negra. Material paradidático.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: To make the environment school a place designed for reframing and construction of new concepts and knowledge, especially in History teaching, who is still deeply rooted in Eurocentric conceptions, this work was objectived to develop a paradidical material with the purpose of complementing of brazilian History teaching in a transversal conception. This material is available on a virtual platform and is recommended for high school students. Therefore, to foment the expantion of students knowledge about the trajectory of the black population in the first half of the 20th century and also to develop the technical capacity of them to consult historical sources, the newspaper "Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro" was used in your ten numbers edited by director Abdias do Nascimento, between 1948 and 1950. This newspaper is a historical source of study, considered a milestone within the second phase of the Brazilian black movement, a division proposed by Petrônio Domingues. Approaching about the condition's life of the black population at that time and publicizing agendas and events about black community, the newspaper portrayed actresses, dancers, singers, painters, educators, maids, girls and candidates in black beauty contests. Carrying out a section on the female intellectual production present in the columns and the iconographic representations of the black woman in the journal, the question arises: how did the performance of the black movement in Brazil until the first half of the 20th century contributed to the process not only of social integration, but also emancipatory of the black Brazilian population, specifically the female? To what extent did the newspaper "Quilombo" contribute to the positive construction of an image and identity of black women? For this, this dissertation was based on bibliographic research and used historical sources. Based on assumptions synthesized by authors who discuss the trajectory of the Brazilian black movement, gender, race and identity, we sought to understand the contexts that led to the need to create the fronts of the black movement in Brazil and a specific press, focused on needs of the black population, highlighting the insertion of the newspaper "Quilombo" in the political and cultural environment of anti-racist mobilization, between the end of the 1940s and the beginning of the 1950s. Likewise, it was verified to what extent the newspaper "Quilombo" made possible the positive construction of the image and identity of the black woman, during the period of publication of the journal. As a result, the research culminated in a material on the Moodle platform, which addresses the identity processes in a period marked by the myth of racial democracy, emphasizing the performance of the movement and black feminism. With this, it is expected to promote the dialogue between students and teachers beyond the classroom; encourage autonomy and critical reflection; and expand the repertoire on the black Brazilian population. Keywords: History teaching. Quilombo newspaper. Identity. Black woman. Paradidactic material.-
Formato: dc.format168 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistória (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negras-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade - Representaçao-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - História-
Título: dc.titleO Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.