Livro didático de geografia : o conceito de lugar e as relações entre campo e cidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorTauscheck, Neusa Maria, 1967--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69230-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69230-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Doutora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/05/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 189-201-
Descrição: dc.descriptionResumo: Focaliza relações entre a Didática da Geografia, a manualística e o conceito de lugar na relação campo - cidade, articulando-se aos estudos do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Analisa a temática das relações entre campo e cidade a partir do conceito de lugar, no entrecruzamento entre propostas curriculares oficiais e o livro didático usado em uma escola pública do Paraná que atende alunos de áreas rurais. Investiga de forma específica como os documentos curriculares oficiais nacionais e do estado do Paraná em vigência entre 1990 e 2018 abordam a relação entre campo e cidade, na articulação com o conceito de lugar; identifica e historiciza relações entre as propostas curriculares e o livro didático de Geografia do PNLD, a partir de 1990; analisa recursos para o ensino e aprendizagem das relações entre campo e cidade, tendo como referência o conceito de lugar, apresentados pelo livro didático em uso em uma escola que atende alunos de áreas rurais; problematiza a relação entre os conhecimentos e recursos oferecidos pelos livros e as condições em que se dá a mediação didática desse tema no caso em estudo. Realiza análise do conteúdo dos documentos curriculares e de livros didáticos a partir de categorias epistemológicas e didáticas definidas previamente com base nos pressupostos teóricos. Apresenta resultados da análise que permitiu defender a tese de que nas últimas décadas, como produto de ações no âmbito da cultura institucional e da cultura acadêmico científica, o entrecruzamento das propostas curriculares com o livro didático de Geografia resultou em incorporação do conceito de lugar; com limites, tal incorporação representou uma transformação positiva nas formas de pensar e propor o ensino da disciplina, formas essas que, de alguma forma, têm reverberações nas escolas e salas de aula; ainda, no caso em estudo, abriu problematizações sobre a relação campo-cidade que potencializam um trabalho pedagógico voltado à materialidade da vida dos sujeitos históricos que constituem essa relação. Palavras-chave: Didática da Geografia. Manualística. PNLD. Livro didático de Geografia. Conceito de lugar na relação campo - cidade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It focuses on the relationship between Didactics of Geography, manuals and the concept of place in the field-city relationship, articulating with the studies of the Research Center for Didactic Publications (NPPD), at the Federal University of Paraná (UFPR). It analyzes the thematic of relations between countryside and city from the concept of place, in the intersection between official curricular proposals and the textbook used in a public school in Paraná that serves students from rural areas. It specifically investigates how the official national and state curriculum documents in force between 1990 and 2018 address the relationship between countryside and city, in conjunction with the concept of place; identifies and historicizes relationships between the curricular proposals and the PNLD Geography textbook, starting in 1990; analyzes resources for teaching and learning the relations between the countryside and the city, having as reference the concept of place, presented by the textbook in use in a school that serves students from rural areas; problematizes the relationship between the knowledge and resources offered by the books and the conditions under which the didactic mediation of this theme occurs in the case under study. Performs analysis of the content of curricular documents and textbooks based on previously defined epistemological and didactic categories based on theoretical assumptions. It presents results of the analysis that made it possible to defend the thesis that in the last decades, as a product of actions in the context of institutional culture and academic scientific culture, the intersection of curricular proposals with the Geography textbook resulted in the incorporation of the concept of place; with limits, such incorporation represented a positive transformation in the ways of thinking and proposing the teaching of the discipline, forms that, in some way, have reverberations in schools and classrooms; yet, in the case under study, it opened up questions about the field-city relationship that enhance pedagogical work focused on the materiality of the life of the historical subjects that constitute this relationship. Keywords: Didactics of Geography. Manualistics. PNLD. Geography textbook. Concept of place in the countryside - city relationship-
Formato: dc.format227 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Livros didaticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Curriculo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleLivro didático de geografia : o conceito de lugar e as relações entre campo e cidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.