Presença Guarani no litoral do Paraná : aprendendo com o Nhanderekó

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSulzbach, Mayra Taiza, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável-
Autor(es): dc.creatorWillrich, Caroline, 1971--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:13:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:13:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69226-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mayra Taiza Sulzbach-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 30/04/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 72-75-
Descrição: dc.descriptionResumo: De acordo com a UNESCO, "o grande responsável por atravessar os limites biogeofísicos do planeta é o humano ocidental e um sistema econômico específico", não a humanidade (2018, p.05). Assim, faz-se necessário enxergar outras sociedades que se desenvolvam a partir de outros princípios, que não os ocidentais. Com base nas literaturas críticas do colonialismo, os povos originários do Sul mantiveram seu modo de vida, uma relação harmoniosa com a natureza e com outros humanos, o que induz fazerem uso de outros princípios. Apesar da presença de diferentes povos indígenas em todo o território brasileiro, o padrão civilizatório que se desenvolveu nesse foi o ocidental. Não só na faixa amazônica vivem indígenas. Segundo a Fundação Nacional do Indio - FUNAI (2018), as terras ocupadas tradicionalmente pelo Povo Guarani no Brasil são aquelas onde ocorre o maior número de conflitos de demarcação de terras indígenas do País. No Sul, mais especificamente no Litoral do Paraná, são sete aldeias Guarani. Esta dissertação baseia-se essencialmente em observar e dissertar sobre o modo de promover a existência humana em aldeias Guarani Mbya. Acredita-se que nessas sociedades eles mantém seu modo de vida, sua cultura, mesmo sob a hegemonia global de um modelo de desenvolvimento eurocêntrico pela sociedade envolvente. Nesse sentido, essa é em uma pesquisa de abordagem interdisciplinar e intercultural de caráter exploratório; descritivo; e qualitativo pelo processo investigativo, que se baseia numa revisão da literatura e numa observação participante como métodos. à luz de categorias teóricas decorrentes da: Teoria dos Sítios de Pertencimento (ZAOUAL, 2003), Economia Substantiva (POLANYI, 2000), Dádiva (MAUSS, 2003), Reciprocidade (SABOURIN, 2011), Identidade (HALL, 2003), Liberdades Humanas (SEN, 2010), Sistemas em Movimento (KAAP, 1979), Ecodesenvolvimento (SACHS, 1986). Para tal considerou-se a territorialidade como fundo teórico, e no empírico: a relação do Povo Guarani Mbya com a Floresta Atlântica; o modo de viver e o relacionamento entre as aldeias, indicando a área territorial dessas, os estágios dos processos de regularização fundiária, a população que nelas vive, finalizando com um mapa explicativo e as considerações que demonstram a necessidade de um diálogo intercultural com os Guarani para a construção de outros modelos de desenvolvimento. Palavras-chave: 1. Guarani Mbya 2. Litoral do Paraná 3. Diálogo Intercultural 4. Terras Indígenas-
Descrição: dc.descriptionAbstract: According to UNESCO, "the major responsible for crossing the biogeophysical limits of the planet is the Western society and a specific economic system", not the humankind (2018, p.05). Therefore, it is necessary to see other societies that develop themselves from other principles, other than the Western ones. Based on the critical literatures of colonialism, the original people of the South maintained their way of life, a harmonious relationship with nature and other humans, which induces them to use other principles. Despite the presence of different indigenous peoples throughout the Brazilian territory, the civilization pattern that developed in it was the Western one. Not only in the Amazon region do indigenous people live. According to the National Indigenous Foundation - FUNAI (2018), the lands traditionally occupied by the Guarani people in Brazil are those where the greatest number of conflicts in the demarcation of indigenous lands take place in the country. In the South, more specifically in the Paraná Coast, there are seven Guarani villages. This dissertation is essentially based on observing and disserting on the way the Guarani Mbya promote the human existence in their villages". It is believed that in these societies they maintain their way of life, their culture, even under the global hegemony of an Eurocentric development model by the surrounding society. In this sense, this is an interdisciplinary and intercultural research with an exploratory, descriptive and qualitative approach through the investigative process, based on literature review and participant observation as methods, in the light of theoretical categories resulting from: Theory of Belonging Sites (ZAOUAL, 2003), Substantive Economics (POLANYI, 2000), Gift (MAUSS, 2003), Reciprocity (SABOURIN, 2011), Identity (HALL, 2003), Human Freedoms (SEN, 2010), Systems in Movement (KAAP, 1979), Ecodevelopment (SACHS, 1986). To this end, territoriality was considered as a theoretical and empirical background: the relationship of the Guarani Mbya People with the Atlantic Forest; the way of life and the relationship between the villages, indicating their territorial area, the stages of the land regularization processes, the population living in them, ending with an explanatory map and the considerations that demonstrate the need for an intercultural dialogue with the Guarani people for the construction of other development models. Keywords: 1. Guarani Mbya 2. Paraná Coast 3. Intercultural Dialogue 4. Indigenous Lands-
Descrição: dc.descriptionRESUMEN: Según la UNESCO, "el principal responsable de cruzar los límites biogeofísicos del planeta es el ser humano occidental y un sistema económico específico", no la humanidad (2018, p.05). Por lo tanto, es necesario ver otras sociedades que se desarrollan a partir de otros principios, distintos del occidental. De acuerdo con la literatura crítica del colonialismo, los pueblos del Sur mantuvieron su forma de vida, una relación armoniosa con la naturaleza y con otros humanos, lo que induce utilizaren otros principios. A pesar de la presencia de diferentes pueblos indígenas en todo el territorio brasileño, la civilización que se desarrolló en este fue basada en el modelo occidental. Los indígenas no solo viven en la región amazónica. Según la Fundación Nacional del Indígena - FUNAI (2018), las tierras tradicionalmente ocupadas por los guaraníes en Brasil son aquellas donde existe el mayor número de conflictos en la demarcación de tierras indígenas en el país. En el sur, más específicamente en la costa de Paraná, hay siete aldeas Guaraní Mbya. Esa disertación se basa esencialmente en observar y describir cómo se promueve la existencia humana en las aldeas guaraníes Mbya; se cree que estas sociedades mantienen su forma de vida, su cultura, incluso bajo la hegemonía global de un modelo de desarrollo eurocéntrico por la sociedad circundante. En ese sentido, es una investigación exploratoria de enfoque interdisciplinario e intercultural; descriptivo; y cualitativa por el proceso de investigación, que se basa en una revisión de la literatura y en la observación participante como métodos. a la luz de las categorías teóricas derivadas de: Teoría de los sitios de pertenencia (ZAOUAL, 2003), Economía sustantiva (POLANYI, 2000), El Don (MAUSS, 2003), Reciprocidad (SABOURIN, 2011), Identidad (HALL, 2003), Libertades humanas (SEN, 2010), Sistemas en movimiento (KAAP, 1979), Ecodesarrollo (SACHS, 1986). Para ese fin, se consideró la territorialidad como un trasfondo teórico y empírico: la relación del pueblo guaraní Mbya con la Floresta Atlántica; la forma de vida y la relación entre las aldeas, indicando su área territorial, las etapas de los procesos de regularización de la tierra, la población que vive en ellas, terminando con un mapa explicativo y las consideraciones que demuestran la necesidad de un diálogo intercultural con los guaraníes para la construcción de otros modelos de desarrollo. Palabras clave: 1. Guaraní Mbya 2. Costa de Paraná 3. Diálogo intercultural 4. Tierras indígenas-
Formato: dc.format76 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIndios Guarani - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Territorial Sustentável-
Título: dc.titlePresença Guarani no litoral do Paraná : aprendendo com o Nhanderekó-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.