Procesos sociales, educacionales y formación de profesores de educación regular en servicio en el siglo XXI : una pesquisa comparada entre Bolivia y Brasil

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Autor(es): dc.contributorMeucci, Simone, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia-
Autor(es): dc.creatorOrellano Narvaez, Sergio Mario, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69222-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Simone Meucci-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 02/07/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 228-247-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese enfoca-se no estudo das inter-relações entre os processos de formação de professores da educação básica em serviço e a transformação do sistema educacional em Bolívia e Brasil, desde uma abordagem sócio histórica comparada de seus contextos, sem a qual suas peculiaridades se tornam incompreensíveis a uma totalidade. Nossa unidade de comparação foi composta simultaneamente das relações entre os programas de treinamento em serviço desenvolvidos durante a última década, o PARFOR no Brasil e o PROFOCOM na Bolívia, com os processos de transformação social e educacional em cada país. Nesse horizonte, foram descritos criticamente os marcos organizacionais e políticos, bem como as principais ações das políticas públicas na formação de professores em serviço, a partir da análise dialética das fontes documentais de informação e seus processos de implementação. Dessa forma, observamos que em ambos países, a requalificação da de professores em serviço aconteceu em instituições públicas de ensino superior, embora se deva ressaltar que o PROFOCOM foi desenvolvido em uma estrutura institucional associada às escolas normais renovadas, distante das universidades, em tanto que o PARFOR ocorreu fundamentalmente em programas universitários. Desde uma visão panorâmica, o processo no caso boliviano ocorreu em um curto período em que o PROFOCOM aconteceu, conseguindo formar quase todos os professores em serviço do setor público no nível de graduação, ou seja, a grande maioria do total de professores no país. Enquanto no caso brasileiro, essa requalificação foi implementada em um período prolongado, desde o início da sua exigência até os dias atuais, embora estritamente falando, essa requalificação se intensificou durante uma etapa mais curta desde a implementação do PARFOR. Por outro lado, no caso boliviano, essa aposta esteve projetada pelo novo modelo ideológico plurinacional do Estado, transmitido pela inserção transversal dos princípios do novo modelo educacional sócio comunitário produtivo em todas as disciplinas do currículo nacional e também nos currículos dos novos programas iniciais de formação e requalificação de professores em serviço, os quais teriam que levar a nova educação ás aulas. Por seu lado, no caso brasileiro, será a diversificação curricular que conterá nas novas disciplinas obrigatórias da área de ciências humanas e nos novos temas transversais a todos os níveis, o núcleo de uma cidadania democrática, disciplinas que consequentemente e em conjunto com a necessidade de uma maior demanda no nível de formação e no de adequação disciplinar para atuar como professores no ensino regular promoverá o aperfeiçoamento de novos programas e modalidades de formação de professores em serviço. Nossas duas experiências educacionais que abordamos neste trabalho avançam há algumas décadas num mesmo caminho, em direção a uma educação para a democratização da vida social, embora que ainda existem grandes desafios. Palavras-chave: Bolívia. Brasil. Educação comparada. Formação de professores em serviço. Sociologia histórica comparada.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis focuses on the study of the interrelationships between the processes of training regular teachers in service and the transformation of the educational system in Bolivia and Brazil, from a socio-historical comparative approach to its contexts, without which its peculiarities become incomprehensible to a totality. Our comparison unit has were simultaneously made up of the relationships between the in-service teacher training programs developed during the last decade, PARFOR in Brazil and PROFOCOM in Bolivia, with the processes of social and educational transformation in each country. On this horizon, the organizational and political frameworks has were critically described, as well as the main actions of public policies on the training of teachers in service, based on the dialectical analysis of documentary sources of information and their implementation processes. In this way, we observe that in both countries, the requalification of in-service teachers was based in public higher education institutions, although it should be noted that PROFOCOM was developed in an institutional framework associated with the renewed normal schools distant from the universities, in so much so that PARFOR took place mainly in university programs. From a panoramic view, the process in the Bolivian case happened in a short period in which PROFOCOM took place, managing to retraining almost all of the in-service teachers in the public sector at the undergraduate level, that is to say to the vast majority of the country's total teaching profession. While in the Brazilian case, this requalification were deployed in a broad sense over an extended period from its requirement to the present day, although strictly speaking, this requalification was intensified during a shorter stage since the implementation of the PARFOR. On the other hand, in the Bolivian case, this bet was projected by the new plurinational ideological model conveyed through the transversal implementation of the principles of the new productive socio-community educational model, in all the subjects of the national curriculum, as well as in the curricula of the new initial teacher training and in-service teacher requalification programs, who would have to bring the new education to the classroom. For its part, in the Brazilian case, it will be the curricular diversification that it will contain in the new compulsory disciplines of the human sciences area and in the new transversal themes at all levels, the nucleus of a democratic citizenship, disciplines that consequently and jointly with the need for a greater demand in the level of training and in that of disciplinary adaptation to act as teachers in regular education, will promote the improvement of new programs and modalities of in-service teacher training. Our two educational experiences, which we have approached in this work, have been advancing for some decades on the same trajectory, towards an education for the democratization of social life, although great challenges remain. Keywords: In-service teacher training. Bolivia. Brazil. Comparative education. Comparative historical sociology-
Descrição: dc.descriptionRESUMEN: Esta tesis se enfocó en el estudio de las interrelaciones entre los procesos de formación de profesores de educación regular en servicio y la transformación del sistema educacional en Bolivia y Brasil, desde un abordaje socio histórico comparado de sus contextos, sin los cuales sus peculiaridades se hacen incomprensibles a una totalidad. Nuestra unidad de comparación estuvo simultáneamente constituida por las relaciones entre los programas de formación de profesores en ejercicio desenvueltos durante la última década, el Plan Nacional de Formación de Profesores de Educación Básica (PARFOR) en Brasil y el Programa de Formación Complementaria para Maestras y Maestros en Ejercicio (PROFOCOM) en Bolivia, con los procesos de transformación social y educacional en cada país. En este horizonte, se describieron con sentido crítico los marcos organizacionales y políticos, así como las principales acciones de las políticas públicas sobre la formación de profesores en servicio, a partir del análisis dialéctico de fuentes documentales de información y de sus procesos de implementación. De esta forma, observamos que en los dos países, la recalificación de profesores en servicio estuvo afincada en instituciones de educación superior públicas, aunque es preciso resaltar que el PROFOCOM fue desenvuelto en una institucionalidad asociada a las renovadas escuelas Normales distanciadas de las universidades, en tanto que el PARFOR aconteció fundamentalmente en programas universitarios. Desde una visión panorámica, el proceso en el caso boliviano sucedió en un periodo corto en el que aconteciera el PROFOCOM, consiguiendo formar en el nivel de licenciatura a casi la totalidad de los profesores en ejercicio en el sector público, es decir a la gran mayoría del total del magisterio del país. Mientras que en el caso brasilero, esta recualificación fue desplegándose en sentido amplio en un periodo extenso desde su exigencia hasta la actualidad, aunque en sentido estricto, esta recualificación se intensifico durante una etapa más corta desde la implementación del PARFOR. Por otra parte, en el caso boliviano, esta apuesta estuvo proyectada por el nuevo modelo ideológico plurinacional del Estado vehiculado mediante la implementación transversal de los principios del nuevo modelo educativo socio comunitario productivo en la totalidad de las asignaturas del currículo nacional, así como en los currículos de la nueva formación inicial de profesores y de los programas de la recalificación de profesores en servicio, quienes tendrían que llevar la nueva educación a las aulas. Por su parte, en el caso brasilero, será la diversificación curricular que contendrá en las nuevas disciplinas obligatorias del área de ciencias humanas y en las nuevas temáticas transversales a todos los niveles, el núcleo de una ciudadanía democrática, disciplinas que consiguientemente y conjuntamente con la necesidad de una mayor exigencia en el nivel de formación y en el de adecuación disciplinar para actuar como profesores en la educación regular, impulsaran el perfeccionamiento de nuevos programas y modalidades de formación de profesores en servicio. Nuestras dos experiencias analizadas, avanzan desde hace ya algunas décadas en una misma trayectoria, hacia una educación para la democratización de la vida social, aunque restan todavía grandes desafíos. Palabras-clave: Bolivia. Brasil. Educación comparada. Formación de profesores en servicio. Sociología histórica comparada.-
Formato: dc.format260 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação comparada-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia historica-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Bolivia-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Título: dc.titleProcesos sociales, educacionales y formación de profesores de educación regular en servicio en el siglo XXI : una pesquisa comparada entre Bolivia y Brasil-
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