Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Monica Ribeiro da, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Melzer, Ehrick Eduardo Martins, 1985- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:12:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:12:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69211 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Monica Ribeiro da Silva | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/05/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 318-330 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo da política educacional denominada PROCAMPO, cujo objetivo é o de constituir cursos de licenciaturas em educação em diversas universidades por todo o país. Nesta pesquisa buscou-se compreender o movimento da política educacional e quais foram os desafios para sua implementação. Buscou-se, ainda, compreender qual o papel dos movimentos sociais neste processo. Discutimos como hipótese que o direito à universidade é potencializado quando o curso tem uma parceria com os movimentos sociais. Para desenvolver esta análise recorremos ao conceito de espaço desenvolvido por Lefebvre (2000). Também examinamos a história da constituição da ideia e da instituição universitária no Brasil, do período colonial até os dias atuais. Para compreender a estrutura administrativa destas instituições recorremos a estudos de burocracia em Tragtenberg (1982) e o mito da tecnocracia, compreendido aqui como uma forma de desvio do tipo ideal burocrático, regido pelo poder político (LEFEBVRE, 1972). Também partimos da compreensão de que a política é construída por pessoas e que estas têm poder decisório devido à sua interpretação da política educacional e do contexto em que se aplica. Como recorte metodológico optamos por dividir a análise em três etapas: a primeira com o levantamento dos dados do Censo da Educação Superior de 2009 a 2018 nos microdados do INEP. A segunda, com visitas às licenciaturas em educação do campo (LEDOCS) da região Sul. A terceira, com uma análise aprofundada com 17 entrevistas em quatro instituições com oito professores que trabalham nas LEDOCS (UFPR, UNIPAMPA, UFSC e UNICENTRO), oito estudantes (três da UFPR, três da UFSC e dois da UNIPAMPA). Também foi entrevistado um técnico do MEC que participou do processo de implementação dos editais PROCAMPO na extinta SECADI, atualmente configurada como SEMESP. Da análise dos dados podemos concluir que as LEDOCS enfrentaram diversos desafios para sua consolidação. Os estudantes relataram diversas dificuldades e potencialidades de transformação dos cursos. As LEDOCS na região Sul do Brasil tiveram vários desafios para a construção de suas experiências dentro das universidades. No que concerne à parceria entre os Movimentos Sociais, todos os quatro cursos analisados tiveram formas distintas de construção dessa relação. Percebe-se que este movimento foi positivo no sentido de transformação na realidade destas instituições e de transformação pessoal dos estudantes. Concluímos que o PROCAMPO é uma política de expansão da oferta de educação superior que rompe com os paradigmas meritocráticos da universidade, subvertendo a noção de direito à universidade baseado no desempenho em testes, trazendo sujeitos excluídos historicamente dos processos educacionais devido à ausência do Estado brasileiro na questão da educação do/no campo. Palavras-chave: Política Educacional, Direito a Educação Superior, Movimentos Sociais, PROCAMPO, Licenciatura em Educação do Campo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to develop a study of the educational policy called PROCAMPO, whose objective is to set up undergraduate education courses in several universities across the country. This research sought to understand the movement of educational policy and what were the challenges for its implementation. We also sought to understand the role of social movements in this process. We discussed as a hypothesis that the right to university is enhanced when the course has a partnership with social movements. To develop this analysis we used the concept of space developed by Lefebvre (2000). We also examined the history of the constitution of the idea and the university institution in Brazil, from the colonial period to the present day. To understand the administrative structure of these institutions, we resort to studies of bureaucracy in Tragtenberg (1982) and the myth of technocracy, understood here as a form of deviation from the ideal bureaucratic type, governed by political power (LEFEBVRE, 1972). We also start from the understanding that politics is built by people and that they have decision-making power due to their interpretation of educational policy and the context in which it is applied. As a methodological approach, we chose to divide the analysis into three stages: the first with the survey of data from the Higher Education Census from 2009 to 2018 in INEP microdata. The second, with visits to field education degrees (LEDOCS) in the South region. The third, with an in-depth analysis with 17 interviews in four institutions with eight teachers working at LEDOCS (UFPR, UNIPAMPA, UFSC and UNICENTRO), eight students (three from UFPR, three from UFSC and two from UNIPAMPA). A technician from MEC who participated in the process of implementing the PROCAMPO, in the extinct SECADI, currently configured as SEMESP, was also interviewed. From the data analysis we can conclude that LEDOCS faced several challenges for its consolidation. The students reported several difficulties and potential for transforming the courses. LEDOCS in southern Brazil had several challenges in building their experiences within universities. With regard to the partnership between the Social Movements, all four courses analyzed had different ways of building this relationship. It can be seen that this movement was positive in the sense of transforming the reality of these institutions and the personal transformation of students. We conclude that PROCAMPO is a policy of expanding the offer of higher education that breaks with the meritocratic paradigms of the university, subverting the notion of the right to the university based on performance in tests, bringing subjects historically excluded from educational processes due to the absence of the Brazilian State in education issue in the field. Keyword: Educational Policy, Right to Higher Education, Social movements, PROCAMPO, Degree in Rural Education. | - |
Descrição: dc.description | Résumé: Cette recherche vise à développer une étude de la politique éducative appelée PROCAMPO, dont l'objectif est de mettre en place des formations de premier cycle dans plusieurs universités à travers le pays. Cette recherche a cherché à comprendre le mouvement de la politique éducative et quels étaient les défis pour sa mise en oeuvre. Nous avons également cherché à comprendre le rôle des mouvements sociaux dans ce processus. Nous avons discuté comme hypothèse que le droit à l'université est renforcé lorsque le cours est en partenariat avec des mouvements sociaux. Pour développer cette analyse, nous avons utilisé le concept d'espace développé par Lefebvre (2000). Nous avons également examiné l'histoire de la constitution de l'idée et de l'institution universitaire au Brésil, de la période coloniale à nos jours. Pour comprendre la structure administrative de ces institutions, nous avons recours aux études de la bureaucratie dans Tragtenberg (1982) et du mythe de la technocratie, comprise ici comme une forme de déviation du type bureaucratique idéal, gouverné par le pouvoir politique (LEFEBVRE, 1972). Nous partons également de l'idée que la politique est construite par les gens et qu'ils ont un pouvoir de décision en raison de leur interprétation de la politique éducative et du contexte dans lequel elle est appliquée. Dans une approche méthodologique, nous avons choisi de diviser l'analyse en trois étapes: la première avec l'enquête sur les données du recensement de l'enseignement supérieur de 2009 à 2018 en microdonnées INEP. Le deuxième, avec des visites à des diplômes d'enseignement sur le terrain (LEDOCS) dans la région du Sud. Le troisième, avec une analyse approfondie avec 17 entretiens dans quatre institutions avec huit enseignants travaillant au LEDOCS (UFPR, UNIPAMPA, UFSC et UNICENTRO), huit étudiants (trois de l'UFPR, trois de l'UFSC et deux de l'UNIPAMPA). Un technicien de MEC a également été interviewé qui a participé au processus de mise en oeuvre des avis PROCAMPO dans le SECADI éteint, actuellement configuré comme SEMESP. De l'analyse des données, nous pouvons conclure que LEDOCS a fait face à plusieurs défis pour sa consolidation. Les étudiants ont signalé plusieurs difficultés et potentiel de transformation des cours. Les LEDOCS du sud du Brésil ont eu plusieurs défis à relever pour développer leurs expériences au sein des universités. En ce qui concerne le partenariat entre les mouvements sociaux, les quatre cours analysés avaient des manières différentes de construire cette relation. On voit que ce mouvement était positif dans le sens de la transformation de la réalité de ces institutions et de la transformation personnelle des étudiants. Nous concluons que PROCAMPO est une politique d'élargissement de l'offre d'enseignement supérieur qui rompt avec les paradigmes méritocratiques de l'université, subvertissant la notion de droit à l'université basée sur la performance aux tests, amenant des sujets historiquement exclus des processus éducatifs en raison de l'absence de l'État brésilien en problème d'éducation sur le terrain. Mot clé: Politique éducative, Droit à l'enseignement supérieur, Mouvements sociaux, PROCAMPO, Diplôme en éducation rurale. | - |
Descrição: dc.description | Resumen: La presente investigación tiene como objetivo desarrollar un estudio de la política educativa denominada PROCAMPO, cuyo objetivo es la puesta en marcha de cursos de educación de pregrado en varias universidades del país. Esta investigación buscó comprender el movimiento de la política educativa y cuáles fueron los desafíos para su implementación. También buscamos comprender el papel de los movimientos sociales en este proceso. Discutimos como hipótesis que el derecho a la universidad se potencia cuando el curso tiene una alianza con los movimientos sociales. Para desarrollar este análisis utilizamos el concepto de espacio desarrollado por Lefebvre (2000). También examinamos la historia de la constitución de la idea y la institución universitaria en Brasil, desde el período colonial hasta la actualidad. Para comprender la estructura administrativa de estas instituciones, recurrimos a los estudios de la burocracia en Tragtenberg (1982) y al mito de la tecnocracia, entendida aquí como una forma de desviación del tipo burocrático ideal, gobernado por el poder político (LEFEBVRE, 1972). También partimos del entendimiento de que la política la construyen las personas y que tienen poder de decisión por su interpretación de la política educativa y el contexto en el que se aplica. Como enfoque metodológico, optamos por dividir el análisis en tres etapas: la primera con la encuesta de datos del Censo de Educación Superior de 2009 a 2018 en los microdatos del INEP. El segundo con visitas a los grados de educación de campo (LEDOCS) en la región Sur. El tercero, con un análisis en profundidad con 17 entrevistas en cuatro instituciones con ocho docentes que trabajan en LEDOCS (UFPR, UNIPAMPA, UFSC y UNICENTRO), ocho estudiantes (tres de UFPR, tres de UFSC y dos de UNIPAMPA). También se entrevistó a un técnico del MEC que participó en el proceso de implementación de los avisos públicos de PROCAMPO en la extinta SECADI, actualmente configurada como SEMESP. Del análisis de los datos podemos concluir que LEDOCS enfrentó varios desafíos para su consolidación. Los estudiantes informaron varias dificultades y potencial para transformar los cursos. LEDOCS en el sur de Brasil tuvo varios desafíos para construir sus experiencias dentro de las universidades. En cuanto a la alianza entre los Movimientos Sociales, los cuatro cursos analizados tuvieron diferentes formas de construir esta relación. Se puede ver que este movimiento fue positivo en el sentido de transformar la realidad de estas instituciones y la transformación personal de los estudiantes. Concluimos que PROCAMPO es una política de ampliación de la oferta de educación superior que rompe con los paradigmas meritocráticos de la universidad, subvirtiendo la noción del derecho a la universidad con base en el desempeño en las pruebas, trayendo sujetos históricamente excluidos de los procesos educativos por la ausencia del Estado brasileño en tema de la educación en el campo. Palabra clave: Política educativa, Derecho a la educación superior, Movimientos sociales, PROCAMPO, Grado en educación rural. | - |
Formato: dc.format | 341 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O movimento da política educacional PROCAMPO : uma anáise das licenciaturas em educação do campo na região sul do Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: