Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Gregório da, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Antony Gregory Silva Dias, 1989- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:11:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:11:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69202 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Gregorio Da Silva | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 20/05/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 48-54 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Objetivo: Analisar as possíveis variações ocorridas nas variáveis, perceptuais, afetivas e fisiológicas, durante sessões de exercício com intensidade constante, onde a intensidade de cada sessão é oriunda de um teste com autosseleção de intensidade. Métodos: trinta e três pessoas moderadamente ativos (idade: 23,2 ± 2,8 anos; estatura: 168 ± 6,8 cm; massa corporal: 66,9 ± 11,2 kg; IMC: 23,6 ± 3,1 kg/m²; V?O2máx: 40,4 ± 8,7 ml/kg/min, FCmáx: 188,3 ± 7,4 bpm; completaram, em ordem randomizada, três protocolos sessões de exercício com intensidade constante em esteira, com duração prevista de 20 minutos. Durante as sessões, as respostas fisiológicas (FC) foram monitoradas continuamente com o uso de um sistema de monitoramento Polar (Polar Electro™, Oy, Finlândia). A PSE (OMNI-Walk/Run) e as respostas afetivas (Feeling Scale) foram determinadas foi determinada a cada minuto. Resultados: a ANOVA demonstrou que, a sessão com intensidade acima da autosselecionada apresentou os maiores valores médios para a FC, a PSE e o Afeto, bem como menores médias de duração e maiores médias de distância percorrida. Conclusão: os resultados salientam que a autosseleção de intensidade, orientada pelo comando "intensidade vigorosa", atende as recomendações para manutenção e ganho de aptidão física, e que a utilização de uma intensidade que exceda, mesmo que pouco, a autosselecionada pode gerar respostas afetivas significativamente menores em praticantes habituais de exercício. Palavras-Chave: Autosseleção. Esteira. PSE. Afeto. Aptidão física. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Objective: to Analyze the possible variations that occurred in the perceptual, affective, physiological, and during exercise sessions with constant intensity, where the intensity of each session is from a test with self-selection of intensity. Methods: 33 people moderately active (age: 23.2 ± 2.8 years; height: 168 ± 6.8 cm; body mass: 66.9 ± 11.2 kg; IMC: 23.6 ± 3.1 kg/m ²; V?O2máx: 40.4 ± 8.7 ml/kg/min, FCmáx: 188.3 ± 7.4 bpm; completed, in random order, three sessions of exercise protocols with constant intensity on the treadmill, with duration of 20 minutes. During the sessions, the physiological responses (FC) were monitored continuously using a monitoring system Polar (Polar Electro Oy, Finland™). The RPE (OMNI-Walk/Run) and the affective responses (Feeling Scale) were determined was determined by the minute. Results: the ANOVA showed that the session with intensity above the autosselecionada presented the highest average values for the FC, the RPE and the Affection, as well as lower average duration and increased average distance traveled. Conclusion: the results underline that the self-selection of intensity, command-driven "vigorous intensity", meets the recommendations for maintenance and gain physical fitness, and that the use of an intensity that exceeds even that little, the autosselecionada can generate emotional responses significantly lower in usual practitioners of exercise. Keywords: Self-selection. Treadmill. RPE. Affection. Physical fitness | - |
Formato: dc.format | 66 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercicios fisicos - Aspectos fisiológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Título: dc.title | Comparação das respostas perceptuais e afetivas, em sessões de exercício prescritas a partir de um teste com intensidade autosselecionada e duração de 10 minutos, em praticantes habituais de exercício | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: