As geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná

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Autor(es): dc.contributorKatuta, Angela Massumi, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Gabriela de Menezes, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69196-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ângela Massumi Katuta-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 06/04/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 126-132-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo está inserido em um espaço de fronteira, entre duas áreas do conhecimento: a Geografia e a Educação, isso porque traz para debate o tema das Escolas itinerantes do MST, enquanto materialização da Educação do Campo no Paraná, mas também busca compreendê-las como uma forma ou como instrumento na luta pela terra em territórios de conflito. Esse tema surge pela necessidade de estudar processos de resistência no campo, frente à ausência de acesso a direitos básicos e de olhares para os camponeses. Tem como objetivo compreender as Escolas itinerantes do MST como expressões territoriais do processo de resistência e luta pela terra no Paraná. Para isso, utilizamos metodologias que nos permitissem uma análise predominantemente qualitativa, a partir de levantamentos bibliográficos, entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, produção e análise de um conjunto de mapas com a espacialização das escolas, levantamento e análise de indicadores socioeconômicos, análise documental e trabalhos de campo em três locais - duas Escolas itinerantes, uma em Rio Bonito do Iguaçu outra em Quedas do Iguaçu, e também na Escola Base das Escolas itinerantes do Paraná, localizada em Rio Bonito do Iguaçu. Pudemos identificar a partir deste trabalho a importância que estas escolas têm nos territórios onde se encontram, enquanto mais um elemento de resistência frente à expulsão dos camponeses de suas terras, ao avanço do agronegócio no campo, mas também frente à educação tradicional que, quando ofertada, não condiz com a realidade vivida no campo, tampouco contribui para a emancipação destes sujeitos. Sendo assim, as Escolas itinerantes, além de ser uma resposta à demanda por escolas, têm contribuído, a partir da concepção de Educação do Campo, com a construção de uma educação contra-hegemônica, emancipadora e alinhada com a produção de modelo de campo e de sociedade mais democrático. Palavras-chave: Educação do Campo. MST. Escolas itinerantes. Paraná.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study is inserted in a border space, between two areas of knowledge, Geography and Pedagogy. It is about MST itinerant Schools, taken as a materialization of Rural Education in state of Paraná, but also seeks to understand it as a form of land struggle in conflict territories. This theme is chosen due to the urgency of understanding resistance processes in the field, facing the lack of access to basic rights and the careless of the rural population. Its objective is to understand the itinerant schools of the MST (Landless Workers Movement) as territorial expressions of the process of resistance and land struggle in Paraná. It was used methodologies that allowed a predominantly qualitative analysis, based on bibliographical surveys, semi-structured and structured interviews, production and analysis of a set of maps with the schools location, survey and analysis of socioeconomic indicators, also fieldwork in three places - two itinerant schools, one in Rio Bonito do Iguaçu, another in Quedas do Iguaçu and also in the Base School of the itinerant schools of Paraná, also located in Rio Bonito do Iguaçu. We can identify the relevance of the schools in such territories, as well as a resistance aspect to the expulsion of peasants from their lands, to the corporate agribusiness power in the countryside, but also to traditional education, when the latter is offered, does not match the reality of countryside population, it doesn't contribute to the peasant emancipation. Thus, itinerant Schools, besides being a response to the demand for schools, have contributed, starting from the conception of the Rural Education, to the construction of a counter-hegemonic education, emancipating and based upon with the production of a different model of rural and as well as society. Keywords: Education of/in countryside.MST.itinerants Schools. Paraná.-
Formato: dc.format145 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Título: dc.titleAs geografias das escolas itinerantes do MST : como a educação do campo fortalece a luta pela terra no Paraná-
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