As táticas juvenis : a pedagogia das experiências de lazer na educação não formal

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Autor(es): dc.contributorRechia, Simone, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorBozza, Patricia Rosi, 1970--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69176-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Simone Rechia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 14/07/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 248-266-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação propõe a análise de conexões entre as categorias juventude, educação não formal e lazer vivenciados na Obra Social Santo Aníbal (OSSA), situada na Moradias União Ferroviária - Bolsão Audi-União, Bairro Uberaba na cidade de Curitiba/PR. Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG) que oferece o serviço de educação não formal no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para crianças e jovens entre 06 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo geral deste estudo buscou descrever e analisar os impactos dos projetos de educação não formal desenvolvidos no âmbito do lazer para juventude na OSSA. A pesquisa foi um estudo de caso descritivo-interpretativo com abordagem qualitativa que pretendeu: (1) diagnosticar o perfil socioeconômico e a cultura local da comunidade e dos jovens integrantes da OSSA; (2) identificar os projetos de educação não formal da entidade desenvolvidos no âmbito da juventude; e (3) investigar e analisar as experiências de lazer cotidianas dos jovens e a sua interface com os projetos de educação não formal. Para a produção dos dados foram utilizados como instrumentos metodológicos: documentos da instituição, questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas, observações registradas em diário de campo e rodas de conversa. Fizeram parte do estudo 02 turmas de jovens; 01 educadora social; 01 coordenadora pedagógica e 01 assistente social. Os resultados foram sistematizados e analisados pelo método de triangulação, sendo utilizado para a interpretação dos resultados obtidos o aporte teórico de Michel de Certeau, com ênfase nos conceitos "usos e consumos", "práticas - maneiras de fazer" e "redes de antidisciplina". Também foram utilizadas as teorias de autores que abordam as temáticas cotidiano, educação e cultura. A pesquisa revelou que a Moradias União Ferroviária foi construída por meio de táticas e estratégias que produziram redes de antidisciplina para a formação do espaço. Este contexto social foi resultante dos laços de amizade, relações de parentesco e pela necessidade do habitar. Quanto aos projetos de educação não formal desenvolvidos na OSSA percebe-se a correlação com o exercício da cidadania, conscientização política e ações para a formação de valores e virtudes para o fortalecimento das relações sociais e vínculos. A OSSA representa um espaço de convivência, acolhimento e representatividade para a comunidade e seus educandos e parece ser uma "luz no final do túnel" frente às adversidades existentes no território. Nesse sentido, pelo zelo, pela promoção da equidade social, pelo interesse profissional das educadoras sociais e demais profissionais da entidade, o lazer é vivenciado pelos jovens no cotidiano da OSSA, por meio de ações recreativas, esportivas e cênicas, e pela formalização de parcerias que oportunizam o acesso a teatros, museus, parques entre outros, impactando no acesso às experiências de lazer, promovendo a diversificação de atividades, ampliando as possibilidades e o capital cultural. Pela educação crítica a OSSA incentiva os jovens a serem protagonistas na sociedade, para usar e consumir práticas, atuando no cotidiano por meio de microliberdades e microrresistências, produzindo as redes de antidisciplina que, pelas artes de fazer, inventam e reinventam o cotidiano da OSSA. Palavras-chave: Juventude. Educação Não Formal. Lazer. Táticas e Estratégias. Práticas Cotidianas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation proposes the analysis of connections between the youth, non-formal education and leisure categories experienced in the Obra Social Santo Aníbal (OSSA), located at Moradias União Ferroviária - Bolsão Audi-União, Uberaba neighborhood in the city of Curitiba/PR. It is a Non-Governmental Organization-NGO that offers the service of non-formal education within the scope of the Service of Coexistence and Strengthening of Links (SCFV), for children and young people between 06 and 15 years in situation of social vulnerability. The general objective of this study sought to describe and analyze the impacts of non-formal education projects developed in the scope of youth leisure at OSSA. The research was a descriptive-interpretative case study with a qualitative approach that aimed to: (1) diagnose the socioeconomic profile and the local culture of the community and the young members of OSSA; (2) to identify the entity's non-formal education projects developed in the youth field; and (3) to investigate and analyze the daily leisure experiences of young and their interface with nonformal education projects. For data collection, methodological instruments were used: institution documents, questionnaires with open and closed questions, semi-structured interviews, observation circles. 02 groups of young people took part in the study; 01 social educator; 01 pedagogical coordinator and 01 social worker. The results were systematized and analyzed using the triangulation, with the theoretical contribution of Michel De Certeau being used to interpret the results, with emphasis on the concepts "uses and consumption", "practices - ways of doing" and "antidisciplinary networks". Authors theories were also used that deal with the themes of everyday life, education and culture. The research revealed that the Moradias União Ferroviária was built through tactics and strategies that produced antidisciplinary networks for the formation of space. This young social context resulted from the bonds of friendship, kinship and the need to live. As for the non-formal education projects developed at OSSA, there is a correlation with the exercise of citizenship, political awareness and actions for the formation of values and virtues for the strengthening of social relations and bonds. OSSA represents a space for living, welcoming and representing the community and its students, and it seems to be a "light in the end of the tunnel" in the face of the adversities existing in the territory. In this sense, through zeal, the promotion of social equity, the professional interest of social educators and other professionals of the entity, leisure is experienced by young people in the daily life of OSSA, through recreational, sport and scenic actions, and through the formalization of partnerships that provide access to theaters, museums, parks, among others, impacting access to leisure experiences, promoting the diversification of activities, expanding the possibilities and cultural capital. Through critical education, OSSA encourages young people to be protagonists in society, to use and consume practices acting in daily life through micro-freedoms and micro-resistances, producing anti-discipline networks, which through the arts of making, invent and reinvent the daily life of OSSA. Keywords: Youth. Non-Formal Education. Leisure. Tactics and Strategies. Everyday Practices.-
Formato: dc.format287 p. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectLazer - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAs táticas juvenis : a pedagogia das experiências de lazer na educação não formal-
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