Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scarinci, Silvana Ruffier, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Augustin, Kristina, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Tartas, André Luiz, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-09T21:18:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-09T21:18:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69171 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Silvana Ruffier Scarinci | - |
Descrição: dc.description | Coorientação: Profa. Dra. Kristina Augustin | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 13/04/2020 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 99-102 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Musicologia Histórica/Etnomusicologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A obra Pieces de Violle en Musique et en Tablature (1685) de De Machy foi o primeiro livro para viola da gamba solo a ser publicado na França. No prefácio (Avertissement), o autor revela a sua visão sobre a viola da gamba e especifica questões sobre o modo de tocar, ler e escrever para o instrumento. O objetivo da pesquisa é o de investigar as propostas de De Machy sobre o estilo, ensino, técnicas e ornamentação da viola da gamba solo. A publicação recebeu críticas à época, e desde a redescoberta da viola da gamba no século XX o nome de De Machy foi desconsiderado inclusive entre os gambistas. A pesquisa vem somar-se às publicações e gravações recentes que ampliam a relevância da obra de De Machy, e contribui para fomentar a pesquisa sobre a viola da gamba no Brasil. Palavras chave: De Machy. Viola da gamba. Tablatura. Pieces de Violle. Música Antiga. Performance Historicamente Informada. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The work Pieces de Violle en Musique et en Tablature (1685) by De Machy was the first book for viola da gamba solo to be published in France. In the preface (Avertissement), the author reveals his vision of the viola da gamba and specifies questions about how to play, read and write for the instrument. The aim of the research is to investigate De Machy's proposals on the style, teaching, techniques and ornamentation of the viola da gamba solo. The publication received criticism at the time, and since the rediscovery of the viola da gamba in the 20th century, the name of De Machy has been disregarded even among viol players. The research is added to the recent publications and recordings that increase the relevance of De Machy's work, and contributes to foster research on the viola da gamba in Brazil. Keywords: De Machy. Viola da gamba. Tablature. Pieces de Violle. Early Music. Historically Informed Performance. | - |
Formato: dc.format | 107 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | Pieces de violle en musique et en tablature : a visão de De Machy sobre a viola da gamba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: