Os benefícios e os significados da participação em um grupo de bocha paraolímpica no município de Curitiba-PR

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Autor(es): dc.contributorSouza, Doralice Lange de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorFermino, Antonio Luis, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:16:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:16:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69158-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69158-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra Doralice Lange de Souza-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 18/02/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 153-162-
Descrição: dc.descriptionResumo: A participação de um indivíduo em um grupo social pode acarretar em diferentes fatores que contribuem ou não para o seu desenvolvimento. Estes fatores podem estar relacionados a aspectos físicos, psicológicos e sociais, uma vez que a troca de experiências promovidas nestes grupos se tornam importantes coadjuvantes na vida do indivíduo. Neste sentido, procurei compreender: quais os significados e benefícios da participação em uma equipe de bocha paraolímpica? Como um meio de alcançar e responder ao questionamento geral do trabalho foi preciso investigar: a) quem são as pessoas que participam do grupo e quais seus interesses na prática da modalidade? (b) como as relações sociais a partir dos interesses individuais e coletivos influenciavam a dinâmica do grupo? (c) qual o papel das famílias para a inserção, desenvolvimento e permanência dos atletas na equipe? (d) quais as barreiras enfrentadas pelos participantes? (e) de que maneira a participação na equipe contribui para com a construção de uma identidade atlética? O aporte metodológico da pesquisa foi a etnografia, que por sua vez, possibilitou uma imersão profunda no campo de pesquisa. Os participantes foram os membros da equipe de bocha paraolímpica da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná - ADFP, somando um total de 30 participantes. O acompanhamento do grupo se deu semanalmente durante os treinos e em eventos esportivos em âmbito local, regional e nacional entre agosto de 2017 e setembro de 2018. Em síntese, foi possível perceber que a inserção na equipe de bocha promoveu novos conhecimentos sobre a deficiência tanto por parte dos atletas como dos familiares. Ao longo da participação no grupo, os atletas revelaram uma mudança positiva de sua autopercepção em relação ao seus corpos e suas capacidades. Isto acarretou na melhoria da autoestima, bem como um empoderamento deles, tanto no esporte quanto em outras instâncias de suas vidas. A participação familiar no contexto da bocha se apresentou como um fator positivo para o desenvolvimento dos atletas na modalidade. A família também foi importante no sentido de ajudá-los no enfrentamento de barreiras e para a permanência e desenvolvimento deles no esporte. As relações sociais no grupo eram por vezes conflituosas, uma vez que em várias circunstâncias interesses individuais se sobrepunham a interesses coletivos. Estes conflitos, no entanto, também geravam crescimento para os atletas. Os participantes destacaram que por estarem na equipe, eles tinham a possibilidade de viajar, conhecer novos lugares e pessoas do círculo esportivo. Isso se tornou um benefício importante para os atletas e acompanhantes, uma vez que a socialização contribuía não só para o aumento dos laços sociais, como também favorecia uma autopercepção mais positiva e uma atitude emancipatória. Palavras Chave: Bocha paraolímpica; Pessoa com deficiência; Relações sociais; Conflitos; Família; Autopercepção; Identidade atlética.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The participation of an individual in a social group can lead to different factors that contribute or not to his/her development. These factors may be related to physical, psychological and social aspects, since the exchange of experiences promoted in these groups becomes important supporting factors in an individual's life. In this sense, I tried to understand: what are the meanings and benefits of participation in a Paralympic boccia team? As a way to answer this central question, it was necessary to investigate: (a) who are the people who participate in the group and what are their interests in the practice of the sport? (b) how did social relations based on individual and collective interests influence the group dynamics? (c) what is the role of families in the insertion, development and permanence of athletes in the team? (d) what are the barriers faced by the participants? (e) how does participation in the team contribute to the construction of an athletic identity? I used ethnography as my methodological approach which allowed me a deep immersion in the research field. The participants were members of the Paralympic boccia team of the Association for Physically Disabled Persons of Paraná - ADFP, totaling 30 participants. I accompanied the group weekly during training sections and at local, regional and national sporting events between August 2017 and September 2018. In summary, it was possible to notice that the inclusion in the boccia team promoted new knowledge about disability of both athletes and their family members. Throughout their participation in the group, the athletes had positive change in their self-perception in relation to their bodies and their abilities. This resulted in improved self-esteem. They also felt more empowered, both in sport and in other spheres of their lives. Family participation in the boccia scenario presented itself as a positive factor for the athletes' development in the sport. The family was also important in helping them to face barriers, and in assisting them in their permanence and development in sport. Social relations in the group were sometimes conflicting, since in many circumstances individual interests overlapped collective interests. These conflicts, however, also generated personal growth for athletes. Participants emphasized that because they were on the team, they had the possibility to travel, get to know new places, and meet other people in the sports environment. This became an important benefit for athletes and their companions, since socialization contributed not only to the increase of their social ties, but also improved their self-perception and fostered in them an emancipatory attitude. Keywords: Paralympic boccia; Disabled person; Social relationships; Conflicts; Family; Self perception; Athletic identity.-
Formato: dc.format173 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes para pessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectAutopercepção-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Título: dc.titleOs benefícios e os significados da participação em um grupo de bocha paraolímpica no município de Curitiba-PR-
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