Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Larissa Barbosa Luiz Rodrigues da, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:15:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:15:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69152-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69152-
Descrição: dc.descriptionOrientador (a): Profa Dra Ettiène Cordeiro Guérios-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/03/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 141-154-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação, tem por objetivo investigar as pesquisas stricto sensu que abordam a formação matemática em cursos de Pedagogia, no período de 2003 a 2018, com o intuito de compreender as problemáticas suscitadas pelas investigações acadêmicas. Para tanto, foram realizados os procedimentos metodológicos propostos pela complementariedade das pesquisas de Fiorentini e Lorenzato (2006), Passos (2006), Cardoso (2007), Pinto(2013), Bicudo (2014), Pinto (2015) e também por duas publicações complementares internacionais disseminadas pela fundação Cochrane, interpretada de maneira qualitativa. Foram selecionados dois bancos de dados, o Catálogo da Capes - teses e dissertações, e o Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Utilizou-se como palavras-chave os termos "Professor polivalente" AND "Matemática"; "Formação de pedagogos" AND "Matemática"; "Pedagogia" AND "Formação Matemática"; e "Formação Matemática" AND "Curso de Pedagogia". Foram selecionadas, 99 pesquisas pelo Catálogo da CAPES e 131 pesquisas pelo Banco Digital de Teses e Dissertações. Após a filtragem e a identificação de duplicatas, ou seja, as mesmas pesquisas encontradas nos dois repositórios, 52 pesquisas stricto sensu foram selecionadas para análise. Ao concluir os procedimentos da metanálise qualitativa, foi possível encontrar as seguintes problemáticas envoltas no tema "Formação matemática em cursos de Pedagogia": Concepção dos egressos, licenciandos e pesquisas sobre o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia; Formação matemática em cursos de Pedagogia a distância; Saberes matemáticos nos cursos de Pedagogia; Formação matemática nos cursos de Pedagogia e seus reflexos na prática docente; Práticas diversificadas para a formação matemática nos cursos de Pedagogia; Documentos norteadores do curso de Pedagogia e a formação matemática; Percepções e concepções da formação matemática em cursos de Pedagogia em diferentes escritos. Foram identificados também pontos de convergência entre as conclusões das pesquisas, sendo elas, necessidade de mudança urgente; formação matemática frágil; carga horária insuficiente; desarticulação entre universidaderealidade; insegurança formativa para atividade profissional; necessidade de reestruturação das disciplinas matemáticas e ensino deficiente dos conteúdos matemáticos. Palavras-chave: Formação Matemática. Pedagogia. Metanálise qualitativa.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation aims to investigate the stricto sensu research that addresses mathematical training in Pedagogy courses, from 2003 to 2018, in order to understand the problems raised by academic research. To this end, the seven steps of the qualitative meta-analysis proposed by authors Fiorentini and Lorenzato (2006), Passos (2006), Cardoso (2007), Pinto (2013), Bicudo (2014), Pinto (2015) and also by two complementary international publications disseminated by the Cochrane foundation, interpreted in a qualitative way. Two databases were selected, namely, the Catalog of Capes - theses and dissertations, and the Digital Bank of Theses and Dissertations. The keywords "Multipurpose teacher" AND "Mathematics" were used as keywords; "Training of teacher" AND "Mathematics"; "Pedagogy" AND "Mathematical training"; and "Mathematical formation" AND "Pedagogy course". 99 researches were selected by the CAPES Catalog and 131 researches by the Digital Bank of theses and dissertations. After filtering and identifying duplicates, that is, the same searches found in the two repositories, 52 stricto sensu searches werw selected for analysis. Upon completing the seven stages of the qualitative metaanalysis to find seven issues involved in the theme "Mathematical training in Pedagogy courses", meaning them: 1-Conception of graduates, undergraduate students and research on the teaching of mathematics in Pedagogy courses; 2- Mathematical training in distance learning courses; 3- Mathematical knowledge in pedagogy courses; 4- mathematical training in pedagogy courses and their reflexes in teaching practice; 5- diversified practices for mathematical training in pedagogy courses; Guiding documents for the pedagogy course and mathematical training; 7- Perceptions and conceptions of mathematical formation in pedagogy courses in different writings. There were also identified points of convergence between the conclusions of the research, which are, the need for urgent change; fragile mathematical training; insufficient workload; disarticulation between university-reality; formative insecurity for professional activity; need for restructuring mathematical disciplines and deficient teaching of mathematical content. Keywords: Mathematical formation. Pedagogy. Qualitative meta-analysis-
Formato: dc.format154 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPos-graduação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Pos-graduação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Título: dc.titleFormação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.