O aluno-problema é problema de gênero? : questões sobre os meninos e os transtornos disruptivos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCésar, Maria Rita de Assis, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Tiago de Matos, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T21:11:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T21:11:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/69135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69135-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra. Maria Rita César de Assis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2020-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 121-135-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo constitui-se uma pesquisa bibliográfica sobre a relação do gênero com os transtornos disruptivos na infância. Seu objetivo principal é apresentar o histórico do conceito de comportamento disruptivo e avaliar sua relação com o gênero enfocando na questão da masculinidade e atravessando os temas da infância e da escola. Como metodologia foi empreendida uma revisão em bases de dados, tendo sido avaliados 32 artigos de periódicos nacionais e internacionais publicados ente 1988 e 2018. Esta revisão é seguida de uma análise crítica de forma a relacionar os achados na busca em bases com produções sobre as relações de gênero e educação, o fenômeno do aluno-problema e a escola. Entre os resultados e conclusões estão a corroboração que os meninos com transtornos disruptivos estão entre aqueles mais diagnosticados, discutidos e estudados nas amostras avaliadas, que o gênero pode gerar consequências institucionais e terapêuticas diferentes e que as formas de compreensão da masculinidade como processo sociocultural auxiliam na discussão dos comportamentos dos meninos no período da infância. Ademais, existe a persistência em setores das ciências do comportamento na avaliação das diferenças de gênero de forma naturalizante e que, apesar de existirem propostas de cunho interventivo clínico, ainda existe o desafio de inserir propostas pedagógicas que contemplem o gênero e os comportamentos mais característicos dos transtornos disruptivos no contexto escolar. Palavras-chave: gênero; transtornos disruptivos; meninos; escola; infância.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study constitutes a bibliographic research on the relationship of gender with disruptive disorders in childhood. Its main objective is to present the history of the concept of disruptive behavior and to evaluate its relationship with gender, focusing on the issue of masculinity and crossing the themes of childhood and school. As a methodology, a review of databases was undertaken, with 32 articles from national and international journals published between 1988 and 2018 having been evaluated. This review is followed by a critical analysis in order to relate the findings in the search to databases with productions on the relationships gender and education, the problem student phenomenon and the school. Among the results and conclusions is the corroboration that boys with disruptive disorders are among those most diagnosed, discussed and studied in the evaluated samples, that gender can generate different institutional and therapeutic consequences and that the ways of understanding masculinity as a sociocultural process help in discussion of boys' behaviors during childhood. In addition, there is persistence in sectors of the behavioral sciences in the assessment of gender differences in a naturalizing way and that, although there are proposals of clinical interventional nature, there is still the challenge of inserting pedagogical proposals that contemplate the gender and the most characteristic behaviors of the students. disruptive disorders in the school context. Keywords: gender; disruptive disorders; boys; school; childhood.-
Formato: dc.format135 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectMeninos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO aluno-problema é problema de gênero? : questões sobre os meninos e os transtornos disruptivos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.