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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Godoy, Elena, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Suzi Ferraz da, 1983- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/69131 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69131 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Elena Godoy | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/05/2020 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 129-134 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o uso da atenuação como estratégia pragmática de polidez na formulação dos pedidos e ordens no ambiente de sala de aula. O estudo tem como base principal o modelo de Brown e Levinson (1987 [1978]), a teoria dos Atos de Fala de Austin (1962) e Searle (1969 e 1975) e o estudo de Blum- Kulka e Olshtain (1984, 1989). Devido à assimetria na relação entre professor e aluno, nossa hipótese parte da percepção de que, ao realizar um pedido ou uma ordem, o professor opta geralmente pela forma direta e, atrelado a essa perspectiva, combina uma gama de mecanismos linguísticos para atenuar e, assim, conseguir a cooperação do aluno. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionários escritos, com base na metodologia fundamentada no modelo do Discourse Completion Test - DCT e adaptada por Dias (2014), em doze representações de situações recorrentes no ambiente de sala de aula. A análise nos mostra que a fim de cumprir com as expectativas convencionadas no institucional e na relação interpessoal, o professor faz uso de estratégias linguísticas pragmáticas de acordo com as circunstâncias contextuais e principalmente leva em conta o grau de FTAs ao fazer tais escolhas, a fim de manter a harmonia e evitar possíveis conflitos na interação com o aluno. Por meio das análises quantitativa e qualitativa, os dados nos mostram que o professor prefere a estratégia indireta, ou seja, a polidez negativa ao interagir com o aluno, ora a fim de manter a distância social, ora a fim de proteger sua face e imagem social no âmbito público. Palavras-chave: pedidos e ordens; estratégias de polidez verbal; pragmática; sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims at investigating the use of attenuation as a pragmatic strategy of politeness in the formulation of requests and orders in the classroom environment. The study is based mainly on the Brown and Levinson model (1987 [1978]), the theory of Speech Acts of Austin (1962) and Searle (1969 and 1975) and the the studies of Blum- Kulka and Olshtain (1984, 1989). Due to the asymmetry in the relationship between teacher and student, our hypothesis is based on the perception that when making a request or an order, the teacher generally opts for the direct form; and linked to this perspective, he or she combines a range of linguistic mechanisms to attenuate and thus achieve the cooperation of the student. The data for this research has been gathered by means of written questionnaires, based on the methodology supported by the Discourse Completion Test - DCT model and adapted by Dias (2014), with twelve representations of recurrent situations in the classroom environment. The analysis shows us that in order to meet the expectations agreed upon in the institutional and interpersonal relationship, the teacher makes use of pragmatic language strategies according to contextual circumstances and especially takes into account the degree of FTAs when making such choices to maintain harmony and avoid possible conflicts in interaction with the student. Through quantitative and qualitative analysis, the data reveals that the teacher prefers indirect strategy, i.e. negative politeness when interacting with the student, sometimes in order to maintain social distance and sometimes in order to protect his/her face and social image in the public sphere. Keywords: orders and orders; verbal politeness strategies; pragmatic; classroom | - |
| Formato: dc.format | 155 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atos de fala (Linguistica) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de sala de aula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | A atenuação como estratégia pragmática de negociação entre professor e aluno nos pedidos e ordens no ambiente de sala de aula | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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